Entrevistas

O melanoma é o tipo de cancro cutâneo mais grave, sendo responsável por aproximadamente 80% das mortes por cancro da pele. Apesar da diversidade de campanhas de sensibilização que todos os anos inundam o verão, anualmente surgem cerca de mil novos casos da doença, num fenómeno que, segundo a Dr.ª Ana Raimundo, coordenadora da Oncologia Médica do Instituto CUF de Oncologia no Hospital CUF Infante Santo, se deve “às alterações das características da nossa atmosfera” que acontecem num ritmo mais acelerado que "a mudança de hábitos da população”.

Assinalou-se, ontem, 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma iniciativa global promovida pela World Gastroenterology Organisation (WGO), em colaboração com a WGO Foundation. Em entrevista, o Dr. Hélder Mansinho, oncologista e presidente do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (GICD), por ocasião desta data, alerta para o cancro do pâncreas, que é a neoplasia que regista “a taxa de sobrevivência mais baixa”.

O Dr. Hélder Mansinho esteve no encontro Prossyga’17 a moderar a sessão dedicada ao tema “Como melhorar os resultados no doente com CPmRC?”. Em entrevista, o diretor do Serviço de Hemato-Oncologia no Hospital Garcia de Orta reconhece os benefícios que as novas terapêuticas – abiraterona, enzalutamida e Rádio-223 – trouxeram para o grupo específico de doentes com cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC), com ganhos significativos na sobrevivência, na sobrevivência livre de progressão e na melhoria da qualidade de vida.

O acesso a medicamentos inovadores, a equidade desse acesso, a reorganização dos cuidados de Saúde, mas também recentes avanços e ‘unmet needs’ no cancro da mama foram temas abordados em entrevista à Prof.ª Doutora Fátima Cardoso, diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud e Membro da Direção da ESMO.

De 20 a 22 de abril, Évora será uma vez mais palco dos Encontros da Primavera, a reunião da Oncologia que reúne anualmente cerca de mil especialistas. A poucos dias do evento, em entrevista à My Oncologia, o Dr. Miguel Barbosa, membro do Steering Committee, faz uma antevisão do evento e adianta alguns dos temas que estarão em debate.

A Dr.ª Cristina Miranda Silva ganhou, em 2012, uma bolsa de investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), o que possibilitou o desenvolvimento de materiais informativos para profissionais e doentes sobre a preservação da fertilidade em Hemato-Oncologia. Saiba mais sobre este tema na entrevista em vídeo.

Pág. 1 de 8

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

astellasBMSMerckMSDPfizerRoche