Entrevistas

“A dor oncológica é algo desvalorizada, quer pelos profissionais de saúde, quer pelo próprio doente”. Quem o afirma é o Prof. Doutor António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar do Porto. Como o especialista refere, é fundamental investir na sensibilização para esta problemática, tanto na comunidade médica, como na comunidade de doentes, uma vez que se verifica em “cerca de 60 a 80%, ou talvez até mais, de todos os doentes oncológicos”. Assista ao vídeo da entrevista.

 

“Por ano, morrem em Portugal cerca de 900 doentes com cancro da bexiga avançado, pelo que a melhoria da qualidade e da oferta de tratamentos na doença metastática ou irresecável é fundamental”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Faria, médica oncologista do Hospital Beatriz Ângelo, que insiste que a deteção precoce continua a ser a melhor arma para a prevenção desta doença. Em entrevista ao My Oncologia, a especialista fala sobre como se tem processado a terapêutica dos diferentes tipos de cancro da bexiga até então e avança as inovações terapêuticas que têm surgido no combate a esta patologia.  

A cidade de Évora vai receber, nos dias 25 e 26 de maio, a 9.ª Reunião de Oncologia da Associação Portuguesa de Farmacêutico Hospitalares (APFH). Em entrevista ao My Oncologia, a Dr.ª Brenda Madureira, presidente da Comissão Organizadora da Reunião, revela que espera  que “o farmacêutico, como parte integrante da equipa multidisciplinar oncológica, consiga atualizar os seus conhecimentos, de modo a poder contribuir ativamente para o estabelecimento de planos terapêuticos integrados, eficazes e seguros, não só para a melhoria dos resultados em saúde, mas também para permitir ao doente oncológico uma vida o mais próximo possível da normalidade”.

Para assinalar o Dia do Euromelanoma (16 de maio), o Instituto CUF de Oncologia e a Academia CUF organizam o curso “Oncologia e Pele”, que se realiza nos dias 15 e 16 de maio, no Porto e em Lisboa, respetivamente. Destinado a médicos, técnicos de radioterapia e enfermeiros de Oncologia, no evento serão analisadas e debatidas as implicações cutâneas das terapias oncológicas no dia a dia dos doentes. O curso conta com a presença do convidado internacional Dr. Marius-Anton Ionescu, dermatologista na Polyclinique ambulatoire de dermatologie – Hôpital Universitaire “Saint-Louis”, Paris. O My Oncologia conversou com o especialista.

As 2.ªs Atualizações em Cancro do Pulmão decorrem já no próximo dia 25 de maio, no auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, numa iniciativa organizada pela Academia CUF. O evento, que conta com o apoio científico do Instituto CUF de Oncologia, traz a Portugal convidados internacionais, para debater as inovações recentes nas áreas do diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão. O My Oncologia conversou com o Dr. António Bugalho e com a Dr.ª Bárbara Parente, responsáveis pela organização do evento. 

Prestes a arrancar, a edição de 2018 do Prossyga decorre na cidade do Porto, nos dias 11 e 12 de maio. Em entrevista ao My Oncologia, o Dr. Nuno Vau, médico oncologista da Fundação Champalimaud, considera ser essencial discutir o cancro da próstata, por se tratar de uma patologia “cada vez mais frequente”, com uma "importância numérica muito grande". Assista ao vídeo.

Pág. 1 de 18

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology