Entrevistas

“Cancro do Pulmão e o Futuro” foi o nome da sessão moderada pela Dr.ª Encarnação Teixeira, pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, promovida pela Bristol-Myers Squibb (BMS) no âmbito do 33.º Congresso de Pneumologia, que decorreu no Algarve, entre os dias 9 e 11 de novembro. Para a especialista, “hoje quando pensamos no tratamento do cancro do pulmão pensamos em imunoterapia”. Assista à entrevista em vídeo.

Desde 2015 até agora, o tratamento para o cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) foi “completamento alterado”, devido sobretudo à evolução da Imuno-Oncologia. A ideia é defendida pela Dr.ª Fernanda Estevinho, médica oncologista do Hospital Pedro Hispano, que, em entrevista ao My Oncologia, explica como se processa a terapêutica atual dos doentes com CPNPC.

A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale) foi fundada em 2010, “com o sentido de ser a voz ‘dos’ doentes e ‘para’ os doentes com cancro do pulmão”, conforme explica a Dr.ª Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale. Naquela altura, “a sociedade civil sentiu a necessidade de representar estes doentes, tantas vezes esquecidos e até vítima de estigma”.

O Metastatic Breast Cancer Challenge voltou, este ano, a distinguir 20 projetos destinados a estimular o desenvolvimento de recursos para a mulher com cancro da mama metastático. Um dos projetos reconhecidos nesta edição pertence à Prof.ª Doutora Luzia Travado, que antes de receber o prémio no ABC4, apresentou o trabalho ao My Oncologia.

O cancro do pulmão pode ser considerado uma doença crónica? Para a Dr.ª Ana Barroso, coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), ainda não é possível afirmar o cancro do pulmão como uma doença crónica, mas as evoluções científicas que têm surgido fazem caminhar nesse sentido. Assista ao vídeo da entrevista.

Na quinta-feira, dia 2 de novembro, teve lugar uma sessão intitulada “Optimizing anti-HER-2 therapies for ABC”. No final da sessão o My Oncologia esteve à conversa com o Prof. Doutor Eric P. Winer, chair da Conferência, sobre os principais tópicos apresentados pelos palestrantes.

Pág. 1 de 11

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

astellasBMSMerckMSDPfizerRoche