terça, 11 dezembro 2018 12:06

Investigação translacional em Oncologia: qual o panorama em Portugal?

"Investigação Translacional em Oncologia – Colaborar para Evoluir" foi a temática de uma sessão plenária que decorreu no 15.º Congresso Nacional de Oncologia, com lugar entre 22 e 24 de novembro, em Coimbra. Em entrevista ao My Oncologia, o Prof. Doutor Lúcio Lara Santos, do Instituto Português de Oncologia do Porto, refere que em Portugal existem recursos laboratoriais e conhecimento, e a possibilidade de o aplicar no tratamento dos doentes. Assista ao vídeo.

No entanto, o Prof. Doutor Lúcio Lara Santos considera que o que fica a faltar é a questão de como o fazer da forma mais proficiente possível. Neste sentido, o oncologista cirúrgico considera ser necessário trabalhar em recomendações, alargar as consultas multidisciplinares aos biólogos e conhecedores dos aspetos moleculares do cancro e, em conjunto, melhorar a oferta e o tratamento dos doentes oncológicos.

Neste sentido, o Prof. Doutor Lúcio Lara Santos fala da importância das biópsias líquidas, que, mesmo sendo um procedimento com certos “limites”, traduz-se num “benefício incalculável”.

 

Vídeo

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology