segunda, 15 janeiro 2018 16:02

Farmacêutica do IPO de Lisboa vence Prémio Prof. Doutor Aluísio Marques Leal

O projeto “Individualização do tratamento com bussulfano no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa” valeu à Dr.ª Vera Domingos o Prémio Científico Professor Doutor Aluísio Marques Leal, entregue durante a 10.ª Semana APFH (Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares). O medicamento em causa é usado em doentes que vão fazer transplante de medula e, em Portugal, a técnica desenvolvida só é aplicada no IPO Lisboa.

Conforme explica a especialista dos serviços farmacêuticos do IPO Lisboa trata-se de um “procedimento inovador e único a nível nacional”. O objetivo do trabalho consiste na individualização do tratamento com bussulfano dos doentes tratados naquela instituição. O bussulfano é um medicamento citotóxico usado como tratamento condicionante numa boa parte das pessoas que fazem transplante de medula. É necessário e eficaz, mas tem o grande inconveniente de ser metabolizado de forma completamente diferente e imprevisível de doente para doente. “Em excesso, é tóxico e pode ser fatal, numa dose baixa compromete o resultado do transplante e a vida dos doentes”, lê-se no site do SNS.

Para responder a este desafio e encontrar a dose certa para cada doente Diante deste repto, o Serviço Farmacêutico do IPO Lisboa desenvolveu um procedimento que mede os níveis do medicamento no sangue, o que permite ajustar a dose de bussulfano, otimizando o tratamento e reduzindo as toxicidades.

A Dr.ª Vera Domingos apresentou o projeto na 10.ª Semana APFH que decorreu no Estoril, no passado mês de novembro. Na mesma ocasião, a farmacêutica foi galardoada com o Prémio Científico Professor Doutor Aluísio Marques Leal, reconhecido farmacêutico português que, entre outros marcos na carreira, foi diretor dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Universitário de Santa Marta e do Hospital de Santa Maria.

Vídeo

PUB

GESCAT

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology