sexta, 13 abril 2018 16:23

Novos conceitos em Cardio-Oncologia

A Cardio-Oncologia é um campo emergente que se dedica à prevenção, deteção precoce e manejo de doenças cardiovasculares em doentes oncológicos, em todas as etapas da terapêutica antineoplásica e no período de sobrevivência. O segundo dia dos Encontros da Primavera 2018 dedicou uma sessão à discussão desta temática, que contou com a presença da Dr.ª Júlia Toste, fundadora e coordenadora da consulta de Cardio-Oncologia do Hospital da Luz Lisboa. Assista ao vídeo da entrevista.

O Dr. Tiago Teixeira, cardiologista da Lenitudes – Medical Center & Research, foi outro dos palestrantes desta sessão, onde abordou a questão da metodologia de avaliação em Cardio-Oncologia. Na sua apresentação, o especialista realçou que o fardo da doença cardíaca agrava significativamente o ganho prognóstico dos tratamentos utilizados no cancro, sendo necessários métodos de diagnóstico precoce de cardiotoxicidade mais sensíveis e específicos. O médico sublinhou ainda que é essencial que os fatores de risco cardiovascular sejam controlados, de modo a reduzir a cardiotoxicidade.

Esta sessão contou ainda com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Prof. Doutor João Morais, e do Dr. Sérgio Barroso, médico oncologista e diretor clínico da Lenitudes – Medical Center & Research.

Vídeo

PUB

GESCAT

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology