terça, 09 outubro 2018 11:37

X Congresso Nacional de Senologia apresenta base de dados destinada a todas as Unidades de Mama

No âmbito do debate “Unidades de Mama – Realidade Portuguesa”, a decorrer no primeiro dia do X Congresso Nacional de Senologia, 11 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) vai anunciar “um dado obrigatório, indispensável e fundamental, e que não existia, até agora, em Portugal”, sublinha o Dr. Luís Sá, presidente da SPS. Trata-se de “uma base de dados (BD) destinada a todas as Unidades que tratam as patologias da mama”.

Conforme explica o Dr. Luís Sá, “a SPS conseguiu, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oncologia, na pessoa do Dr. Paulo Cortes, negociar uma BD que poderá ser utilizada por qualquer Unidade que esteja a operar no país, desde que seja compatível com o sistema informático do seu hospital, e assim possa fazer transferência de dados para o Registo Oncológico Nacional. E que, eventualmente, possa servir como BD que possibilite acreditação até a nível internacional, pois esta base de dados permite que os mesmos sejam compatíveis e utilizados pela European Society of Mastology (EUSOMA), a entidade responsável pela acreditação de Unidades a nível internacional”.

“Consideramos que esta era a estrutura que nos faltava. Existindo bases de dados, pensamos que a maioria das Unidades consegue ter os critérios mínimos de qualidade para obter equidade”, acrescenta o Dr. Luís Sá.

Segundo o presidente da SPS, “de acordo com a EUSOMA, para 10 milhões de habitantes necessitaríamos de 40 unidades de mama. No entanto, esta entidade propõe unidades que tratam 150 cancros da mama/ano, enquanto nós temos várias Unidades, em Portugal, que tratam mais de 600 cancros da mama / ano como, por exemplo os três IPO. Assim sendo, na minha opinião, 15-20 Unidades de Mama, em Portugal, seriam suficientes”, conclui.

O X Congresso Nacional de Senologia vai decorrer entre os dias 11 e 13 de outubro, na Figueira da Foz. Está já disponível para consulta a versão final do programa Congresso, com a composição detalhada das sessões. Aceda aqui

Recorde-se que, durante o evento, estará a decorrer a votação para melhor poster a concurso no X Congresso Nacional de Senologia, através da plataforma digital Sli.do. A votação é aberta a todos os congressistas, que poderão votar apenas uma vez, até às 15h30 do dia 13 de outubro.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology