segunda, 03 dezembro 2018 15:17

Liga Portuguesa Contra o Cancro lança novo serviço de apoio domiciliário a doentes e cuidadores

O Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai lançar um novo serviço humanitário e de apoio social aos doentes oncológicos e respetivas famílias ou cuidadores, nas suas residências. O projeto piloto arranca no Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala a 5 de dezembro.

O novo serviço tem como objetivo estar mais próximo do doente ao nível das atividades lúdicas e de companhia: conversar; ler; ver filmes; jogar jogos de tabuleiro/cartas, contar histórias, entreter. Pretende também promover o descanso do familiar e/ou cuidador, muitas vezes sobrecarregado.

Uma equipa de dois voluntários, com experiência nos diversos serviços de voluntariado hospitalar e com formação específica adequada, vai visitar, em simultâneo, os doentes oncológicos nas suas residências, onde também prestam auxílio aos seus familiares e/ou cuidadores.

O projeto-piloto vai funcionar na zona metropolitana da cidade de Lisboa, de 2ª a 6.ª feira, entre as 10h00 e as 20h00 horas. As visitas têm a duração máxima de duas horas.

Os cerca de 20 voluntários formados para dar início a este novo serviço - em fase de projeto piloto, mas que pode vir a alargar-se de acordo com as solicitações - prestam também informações acerca dos vários serviços promovidos pelo NRS da LPCC, fora do ambiente hospitalar (Apoio Jurídico, Consultas de Psico-Oncologia, entre outros). Inclusivamente, podem fazer o encaminhamento e/ou agendamento de acesso a estes serviços. Os voluntários também estão preparados para apoiar os doentes/familiares no preenchimento e processamento de documentação.

Desde a sua génese, o serviço voluntário hospitalar oferece apoio em diversas áreas no âmbito hospitalar, tanto aos doentes em ambulatório, como em internamento, dentro das instalações do IPO de Lisboa, tentando humanizar a relação dos doentes com o hospital.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology