terça, 02 fevereiro 2016 11:09

Vigilância oncológica em debate no Porto

O Núcleo de Oncologia do Hospital de Santa Maria – Porto organiza uma sessão científica dedicada à “Vigilância oncológica”, hoje, 2 de fevereiro, pelas 21h30, no auditório do Hospital.

A sessão conta com as apresentações da Dr.ª Teresa Osório, médica ginecologista, do Dr. Evaristo Sanches, oncologista, e do Dr. António Morais, urologista, e é aberta a todos os médicos, enfermeiros e outros profissionais do Hospital de Santa Maria – Porto.

Dentro do tema “Vigilância oncológica” será apresentada a panorâmica oncológica nacional e internacional, com destaque para as doenças oncológicas com maior incidência em Portugal: o cancro da mama, colo-retal e do colo do útero, nas mulheres, e o cancro do pulmão, colo-retal e da próstata, nos homens.

O objetivo é explicar como a vigilância destas doenças pode contribuir para a sua prevenção e deteção precoce e, consequentemente, diminuir a incidência da doença.

Outro grande objetivo do Núcleo de Oncologia do Hospital de Santa Maria – Porto é educar todos os colaboradores para a necessidade de hábitos de vida saudáveis, como forma mais eficaz de prevenção e combate à doença, e aconselhar a realização de rastreios a partir dos 25 anos nas mulheres e depois dos 40 anos nos homens.

“O êxito da prevenção do cancro reside na redução da incidência e da mortalidade, através de medidas e atitudes acessíveis a todos nós”, afirma a Dr.ª Teresa Osório.