terça, 08 março 2016 11:41

A dor e as doenças hemato-oncológicas em debate

A Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) realiza, no próximo dia 9 de março pelas 14h00, uma conferência, com entrada livre e gratuita, subordinada ao tema “A Dor e os cancros do sangue”.

Esta iniciativa terá lugar no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade Medicina da Universidade do Porto.

A dor é uma experiência individual complexa com aspetos sensoriais, emocionais e sociais. A maioria dos tipos de cancro pode cursar com dores transitórias e que cedem aos tratamentos da doença de base em muitos casos, mas por vezes dores crónicas, de origem multifatorial, que são difíceis de controlar e significam sofrimento.

O tratamento da dor e sofrimento crónicos associados ao cancro requerem equipas médicas multidisciplinares com conhecimentos teóricos e práticos em diferentes áreas (Oncologia, Hemato-oncologia no caso dos cancros do sangue, Anestesia, Cuidados Paliativos e Psiquiatria) que trabalhem em conjunto com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para a melhoria da qualidade de vida do doente. As terapias complementares podem ajudar a controlar a dor e o sofrimento das pessoas com cancro nomeadamente a osteopatia, acupunctura e o reiki.

Procurando responder a esta problemática, a conferência organizada pela ADL vai contar com a presença do Prof. Doutor José Eduardo Guimarães, diretor do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar S. João-Porto (CHSJ), a que se seguirá a intervenção do Dr. José Romão, anestesista e coordenador da Unidade da Dor do Centro Hospitalar do Porto e membro da direção da Associação Portuguesa Estudo da Dor (APED), que irá abordar a fisiologia da dor e diferentes tipos de dor.

O Enf. Luís Batalha irá abordar a importância da dor no exame objetivo do doente, classificada como 5.º sinal vital pela OMS desde 2003, tal como a febre, tensões arteriais, frequências cardíaca e respiratória.

Seguir-se-á uma mesa redonda subordinada ao tema “Abordagem e controlo da dor: visão e integração multidisciplinares” com participação de profissionais multidisciplinares.

Descarregue abaixo o programa completo desta Conferência.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology