terça, 30 agosto 2016 12:59

Nutricia patrocina prémio para melhor trabalho em caquexia

Está aberto, até 30 de setembro, o período de submissão de trabalhos científicos a apresentar no Simpósio Nacional SPO 2016, da área de Medicina, de Enfermagem e de Nutrição. Este ano, serão atribuídos prémios monetários para trabalhos em áreas específicas da Oncologia e sobre complicações associados à doença oncológica, como é o caso da caquexia e a perda de peso.

Advogando a importância da nutrição clínica para o restabelecimento da Saúde, a Nutricia Advanced Medical Nutrition associa-se a este prémio patrocinando com o valor monetário de mil euros.

Devido às especificidades desta área, os trabalhos podem ser da autoria de grupos/autores multidisciplinares, nas quais se integram médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, como nutricionistas.

Recorde-se que a caquexia é uma síndrome multifatorial que se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular esquelética, com ou sem perda de massa gorda, que não pode ser completamente revertida com um suporte nutricional convencional e que leva a uma deterioração funcional progressiva. Esta síndrome afeta cerca de 80% dos doentes com cancro do estômago e do pâncreas, 50 % dos doentes com cancro do pulmão, do cólon e da próstata. E em 40% dos casos de cancro da mama.

A caquexia e a perda de peso têm pesadas consequências para doentes oncológicos já que os torna maus candidatos tanto para cirurgia, como para radio ou quimioterapia.

Os interessados em candidatar-se a este prémio devem submeter os trabalhos através do formulário online aqui disponível

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology