terça, 13 setembro 2016 10:17

Informação sobre ensaios clínicos ganha espaço no site da SPO

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) é a primeira Sociedade Médica a disponibilizar, no seu site, uma área informativa inteiramente dedicada aos ensaios clínicos. O objetivo é facilitar o acesso a ensaios clínicos com recrutamento aberto em Portugal.

Nesta nova secção do site da SPO são apresentados os ensaios clínicos por área de tratamento de acordo com a indicação terapêutica: cabeça e pescoço, digestivo, ginecologia, hematologia, mama, pele, pulmão, sistema nervoso e urologia. É dada informação relativa ao tipo e descrição do ensaio e são disponibilizados os contactos dos centros de investigação, assim como o nome do investigador responsável.

Com esta nova funcionalidade, a SPO pretende aproximar as unidades de Oncologia aos centros de investigação clínica e facilitar o acesso dos doentes a estes estudos, que constituem para muitos a única possibilidade de beneficiarem de tratamentos que ainda não se encontram disponíveis fora deste contexto.

Durante o último ano, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) recebeu 137 pedidos de autorização para ensaios clínicos, a maioria dos quais na área da Oncologia. Deste total, 123 foram aprovados, tendo sido envolvidas cerca de 12 mil pessoas nas diferentes fases da investigação. Apesar disso, a taxa de realização de ensaios clínicos continua a ser muito baixa em Portugal quando comparada com a dos restantes países da Europa Ocidental. Em 2012, o número de ensaios por cada milhão de habitantes era pouco superior a dez, quando noutros países, como na Áustria ou na Bélgica, esse valor chegava aos 40 e 47, respetivamente.

Esta iniciativa insere-se nos objetivos da SPO para o presente triénio em que se procura contribuir ativamente na promoção da investigação em Portugal.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology