quarta, 02 novembro 2016 11:53

LPCC promove congresso centrado nos sobreviventes de cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove o 2.º Congresso Nacional de Sobreviventes de Cancro, uma iniciativa dirigida a sobreviventes, cuidadores, voluntários, profissionais de saúde e população em geral. O encontro decorre nos dias 11 e 12 de novembro no Hotel Vila Galé Coimbra. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória, até ao próximo dia 4.

Um sobrevivente a longo prazo de cancro é um indivíduo que, após cinco anos de deteção de um cancro, não havendo doença evolutiva, deixa de ser considerado doente através da avaliação de uma junta médica. A discussão pública sobre este conceito foi introduzida precisamente pela LPCC na primeira edição deste evento, em 2012. Na altura, esta iniciativa permitiu resolver a questão da isenção das taxas moderadoras dos doentes oncológicos em consultas e tratamentos relacionados com o cancro.

Os desafios que a Oncologia enfrenta irão marcar profundamente a sociedade nas próximas décadas. De acordo com as projeções nacionais e internacionais, a evolução demográfica e a exposição a fatores de risco determinarão um aumento da incidência de doenças oncológicas. As doenças oncológicas, para além de uma perspetiva clínica multidisciplinar, reclamam uma abordagem política e social concertada, que se estenda para além dos muros das estruturas de saúde. Estes aspetos enfatizam a necessidade de intervenção da sociedade civil, que terá de registar um papel (mais) ativo na promoção da sensibilização das populações, no diagnóstico precoce, no apoio, na advocacy e na defesa dos direitos dos sobreviventes de cancro.

Reunidos em painéis temáticos que abordam desde questões de genética à questão particular dos cuidadores, de mitos na alimentação aos direitos, dos cuidados de saúde primários à discussão dos sobreviventes de cancro idosos, são muitos os motivos de interesse geral para sobreviventes, cuidadores, voluntários, profissionais de saúde e população e geral.

Aceda aqui a todas as informações sobre a iniciativa.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology