terça, 08 novembro 2016 11:20

Projeto da UP quer ajudar os doentes a compreender o cancro

O projeto “Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar” vem esclarecer as dúvidas e a iliteracia dos doentes em relação ao cancro, através da distribuição de brochuras com uma linguagem acessível e educativa, capaz de desconstruir medos, mitos e termos médicos habitualmente incompreensíveis.

Partindo de entrevistas a doentes oncológicos, a investigadora Paula Silva, da Unidade de Comunicação do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), atualmente integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), coordenou a elaboração de brochuras sobre cancro do cólon, esófago, mama, próstata, pulmão, estômago, bexiga e tiróide. Estes booklets foram construídos com o objetivo de serem distribuídos a doentes com aqueles tipos de cancro e têm a chancela da Direção-Geral de Saúde (DGS), que os disponibilizará no seu website.

A estrutura das publicações é composta por uma série de temas de interesse para a realidade da doença oncológica: fatores de risco, sinais e sintomas, o diagnóstico, o relatório, com uma explicação dos termos médicos mais utilizados no exame anatomopatológico, e o tratamento. Para além dos aspetos clínicos, as brochuras incluem narrativas das experiências de doentes com cancro e questões relativas aos direitos dos doentes oncológicos e contatos de instituições cuja atividade se desenvolve no domínio do cancro.

Os resultados do projeto e os booklets serão apresentados no dia 15 de novembro, nas instalações do i3S. Integrada neste evento, realizar-se-á também uma dinâmica de grupo que contará com a presença dos doentes entrevistados, profissionais de saúde e da comunicação social, para além de responsáveis da tutela. O programa completo pode ser consultado aqui.

Fonte: Notícias UP 

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology