terça, 08 novembro 2016 13:10

Profissionais de saúde e deputados debatem cuidados oncológicos no Simpósio Nacional SPO 2016

A Sociedade Portuguesa de Oncologia vai promover um debate sobre a “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”, no segundo dia do Simpósio Nacional SPO 2016. Um momento que pretende criar uma oportunidade de diálogo entre a comunidade científica e decisores políticos acerca do panorama atual dos cuidados oncológicos em território nacional e discutir compromissos para os próximos anos.

Num primeiro momento, serão apresentados dados de um inquérito feito aos mais jovens sobre as suas perceções relativamente ao cancro. Os resultados do inquérito serão incluídos num vídeo sobre o retrato do cancro em Portugal, que vai permitir lançar alguns temas para o debate. A falta de referenciação, o acesso célere a meios de diagnóstico e tratamentos, a ausência de rastreios organizados e as responsabilidades das autoridades de saúde são alguns dos tópicos que estarão em discussão.

“Consideramos fundamental envolver outros quadrantes da sociedade na discussão, nomeadamente os nossos representantes políticos. Nesta sessão, queremos também apresentar os “Compromissos da Oncologia”, um documento com medidas concretas, cuja implementação é urgente para que se possa perspetivar um futuro mais positivo e com mais esperança para a Oncologia em Portugal”, adianta a presidente da SPO, Dr.ª Gabriela Sousa.

Sob o mote “Reflexões para o Futuro”, o Simpósio Nacional SPO conta este ano com um programa científico com foco no desenvolvimento futuro da Oncologia. A medicina de precisão, as novas técnicas de imagem, a inovação em cirurgia, a radioterapia de protões e os desafios no tratamento sistémico serão alguns dos temas abordados nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na Figueira da Foz.

Mais informações sobre o evento em www.simposionacionalspo.pt.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology