terça, 22 novembro 2016 12:20

VIII Curso de Oncologia Oral do IPO de Lisboa com cirurgias em direto

Nos dias 24 e 25 de novembro realiza-se o VIII Curso de Oncologia Oral - Jornadas de Patologia Oral e das Glândulas Salivares. Organizado pelo Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa, o evento decorre no anfiteatro do IPO e reúne um grupo alargado de especialistas nesta área, que vão debater o cancro oral e visualizar várias cirurgias, transmitidas em direto a partir do bloco operatório.

Em Portugal, surgem anualmente entre 1.500 a 2 mil novos casos. E cerca de 70% dos doentes referenciados à primeira consulta no IPO têm cancro oral já em estádios avançados da doença. O Dr. Jorge Rosa Santos, diretor do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, esclarece que “o diagnóstico tardio tem como consequência uma mortalidade global próxima dos 50%, para além de um compromisso estético e funcional grande, com consequente compromisso e desintegração social, familiar e profissional dos doentes”.

Assim, o Curso pretende “sensibilizar os clínicos para a necessidade de um diagnóstico precoce, com taxas de cura mais altas e menor mutilação, e dar a conhecer o ‘Estado da Arte’ neste domínio, com a introdução de novas técnicas cirúrgicas, nomeadamente de reconstrução, radioterapia com menores efeitos secundários e ainda o aparecimento de novas terapêuticas médicas, nomeadamente aImunoterapia”, explica o especialista.

Tal como nos anos anteriores, os participantes no curso poderão assistir em direto a vários tipos de intervenções cirúrgicas, todas focadas na Oncologia Oral, a partir do anfiteatro do IPO. "Serão operados doentes com tumores da cavidade oral e das glândulas salivares", adianta o Dr. Rosa Santos.

O VIII Curso de Oncologia Oral destina-se a todos os médicos vocacionados para esta área da patologia, sejam eles cirurgiões gerais, maxilo-faciais, otorrinolaringologistas, estomatologistas ou médicos dentistas. Dirige-se ainda a todos os estudantes de Medicina e de Medicina Dentária que em breve estarão na primeira linha do diagnóstico precoce desta doença.

Consulte o cartaz e o programa do Curso.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology