terça, 21 março 2017 10:15

Farmácias Holon e Europacolon Portugal juntas em rastreios ao cancro colorretal

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, pelo quarto ano consecutivo, uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal. De acordo com o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde, em Portugal, todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos.

“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”, afirma o Eng. Vítor Neves, presidente da Europacolon.

Assim, durante os meses de março e abril, os rastreios de pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF) estão disponíveis em 176 farmácias Holon, em todo o território nacional.

“Temos 176 farmácias unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa. Esta parceria com as Farmácias Holon tem-nos permitido lutar contra esta doença e angariar fundos para ações de sensibilização e prevenção do cancro digestivo a nível nacional. Desde 2014, já conseguimos rastrear cerca de 3.431 pessoas, entre as quais 799 homens, e intervir junto de milhares”, relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

O rastreio ao cancro do intestino é dirigido à população em geral e tem em consideração os seguintes critérios de inclusão:

- Idade compreendida entre os 50 e os 74 anos;
- Não realizou PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos 5 anos;
- Sem sintomas relevantes;
- Sem ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de canco colorretal;
- Sem história pessoal anterior de cancro;
- Sem diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doença inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa)

A par do rastreio, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, nomeadamente ações de sensibilização enquadradas na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo.