terça, 20 junho 2017 10:30

Melanoma: 2.ª sessão científica organizada pela MSD

No dia 24 de maio, a MSD organizou a segunda sessão científica na área do melanoma avançado com o tema Targeting PD-1 pathway in melanoma, from evidence to practice. Decorrida no Júpiter Lisboa Hotel, a reunião contou com a intervenção da Prof.ª Doutora Ana Arance, oncologista no Hospital Clinic Barcelona, em Espanha, que abordou as estratégias de sequenciação terapêutica disponíveis para os doentes com melanoma avançado e com mutação BRAF.

Nos últimos anos, com os avanços no tratamento do melanoma avançado, tem-se assistido a uma melhoria substancial na sobrevivência global (OS) destes doentes que atualmente alcança os 20 a 25 meses. Neste contexto, “a imunoterapia e os inibidores BRAF/MEK constituem duas classes terapêuticas que não competem entre si e que são muito importantes para o tratamento do melanoma metastático com mutação BRAF”, introduziu a Prof.ª Doutora Ana Arance.

Neste sentido, a meta-análise efetuada por Devji T e colaboradores em 2017, demonstrou “um benefício significativo semelhante em termos de OS a favor da terapêutica anti-PD-1 e do tratamento com a associação entre inibidores BRAF/MEK em doentes com melanoma com mutação BRAF, sem terapêutica prévia”, explicou.

No entanto, ainda permanece por definir o tratamento de primeira linha mais eficaz e a sequência ótima de tratamento nestes doentes. Deste modo, um estudo retrospetivo publicado em 2016 revelou que “tanto os agentes anti-PD-1 como os inibidores BRAF são eficazes no tratamento melanoma com a mutação BRAF V600, independentemente da sequência de tratamento utilizada”.

“É fundamental a implementação de estudos prospetivos e a pesquisa de biomarcadores que avaliem a sequência de tratamento mais eficaz para estes doentes”, concluiu.

Também fez parte do painel de palestrantes a Prof.ª Doutora Sophie Papa, oncologista no King´s College London, no Reino Unido, que realçou os benefícios clínicos da imunoterapia, nomeadamente dos agentes anti-PD-1, como o pembrolizumab, na primeira linha de tratamento em doentes com melanoma avançado.

No final da sessão, o My Oncologia entrevistou alguns dos especialistas presentes no público. Assista aqui aos comentários.

 

 

 

 

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology