terça, 04 julho 2017 12:08

OncoDNA apresenta as suas últimas inovações na luta contra o cancro na ASCO 2017

A OncoDNA esteve presente com um stand na 53.ª edição da Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO 2017), que decorreu no início de junho em Chicago, Estados Unidos da América (EUA), onde expôs aos mais de 30 mil participantes do evento as mais recentes inovações da empresa na luta contra o cancro.

Dado que este encontro internacional supõe uma atualização em relação às novidades técnicas e científicas em Oncologia, a OncoDNA deu a conhecer aos especialistas os seus estudos genómicos tumorais. Um deles é o OncoTRACE, o único estudo genómico personalizado em biópsia líquida que permite monitorizar a doença da pessoa, mediante a análise de um painel de 27 genes e as variantes detetadas previamente no tumor ao quantificar o ADN tumoral circulante no doente. Desta forma, converte-se num potente indicador de resposta ao tratamento, permitindo antecipar recaídas e seguir a evolução do doente durante o ciclo da doença.

A empresa aproveitou a ocasião para apresentar outro teste genómico que ajudará os oncologistas a personalizar o tratamento dos doentes com cancro, o OncoSTRAT&GO, que combina a análise de ADN e ARN de 200 genes e 300 fusões genéticas e deteta a heterogeneidade genómica tumoral que poderia explicar uma recaída mediante o estudo simultâneo da biópsia sólida e da biópsia líquida do doente, evitando possíveis discordâncias. O OncoSTRAT&GO estuda ainda a sensibilidade e a resistência tumoral a fármacos e quimioterapias aprovados ou em ensaios clínicos.

Por outro lado, a OncoDNA falou sobre a necessidade de ordenar e processar o conhecimento oncológico. Para o conseguir, a companhia propõe duas opções: as plataformas OncoSHARE e OncoKDM.

A plataforma interativa de entrega de resultados OncoSHARE, que permite de forma autónoma ter o perfil do tumor de cada doente e compará-lo com todas as evidências científicas e tratamentos disponíveis. Esta plataforma dirige-se tanto ao grande coletivo de oncologistas, como aos doentes para que possam conhecer o resultado das análises que estão a realizar, assim como a evolução do seu tratamento. Trata-se de uma comunidade que conecta oncologistas e doentes de uma forma mais próxima à patologia e já supera os 10 mil utilizadores.

A plataforma OncoKDM é um sistema bioinformático personalizável que integra e interpreta resultados de qualquer tecnologia genómica, dados de patologia molecular, estudos de expressão e informação clínica, entre outros, e processa, organiza e interpreta-os esses dados, ajudando os bioinformáticos a otimizar os seus esforços e tempo e ajudando os oncologistas a determinar um tratamento mais personalizado para cada um dos seus doentes com cancro.

Segundo refere o Dr. Luis Álvarez, responsável pelo desenvolvimento de negócio da OncoDNA em Portugal, “estamos muito contentes por ter assistido à  ASCO 2017. Tivemos oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e trocar ideias com outros profissionais. Além disso, comprovámos o interesse que as nossas soluções despertaram entre os profissionais presentes. Contudo, na Oncologia de Precisão ainda há muito por fazer, pelo que vamos continuar a trabalhar e a procurar novas opções para oferecer as melhores soluções aos oncologistas e, por consequência, os melhores tratamentos aos doentes".

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology