terça, 19 setembro 2017 12:18

“Apoiar os sobreviventes” é o mote Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço

Esta semana, entre os dias 18 e 22 de setembro, assinala-se a 5.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço. Neste âmbito foi lançada a Make Sense, uma campanha europeia cuja mensagem central é “Apoiar os Sobreviventes” deste tipo de cancro, que deixa profundas marcas, tanto físicas como psicológicas.

Todos os anos o cancro de cabeça e pescoço mata três portugueses por dia, número que pode diminuir quando o diagnóstico é feito numa fase inicial da doença. Neste sentido, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) e a Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral (ASADOCORAL), promotores da campanha em Portugal, têm agendadas várias iniciativas de sensibilização que visam informar e alertar para a necessidade de reconhecer sinais e sintomas da doença e formas de prevenção.

Tal como explica a Dr.ª Ana Castro, médica oncologista e presidente do GECCP, “muitas vezes fala-se em cancro de cabeça e pescoço e as pessoas não reconhecem. Não sabem onde se localiza, quais os sinais e sintomas, fatores de risco, etc. O nosso objetivo, ano após ano, é aumentar o grau de sensibilização de todos sem exceção, de forma a diminuirmos o número de casos deste tipo de cancro”.

Sendo o cancro uma dura batalha à qual cada vez mais pessoas sobrevivem, é preciso ajudar estas pessoas a retomar as suas vidas. É este o foco da campanha deste ano que pretende sensibilizar a população, os media e órgãos decisores para as necessidades dos sobreviventes, mas também passar uma mensagem positiva àqueles que acabam de ser diagnosticados.

 

 

Iniciativas previstas:

 

  • Dia 17 (domingo) - 09h00 - 17h00
    Local: Pavilhão do Ginásio Clube de Odivelas
    O GECCP estará presente nas II Jornadas de Saúde em Odivelas para uma iniciativa de sensibilização para o diagnóstico precoce da doença junto da população;
  • Dia 18 (segunda-feira) - Lançamento da campanha
    Presença na televisão de médicos e doentes ligados à Campanha Make Sense: programas informativos da manhã, programas de entretenimento. Lançamento do vídeo da Campanha no Facebook;
  • Dia 19 (terça-feira) - Dia do Parlamento
    Horário: 10h00 - 13h00
    Ação de sensibilização no Parlamento com iniciativa de diagnóstico precoce da doença dirigida aos deputados;
  • Dia 20 (quarta-feira) - Dia do Diagnóstico Precoce - 10h00 - 13h00
    Local: Estação de Metro da Trindade, Porto
    Iniciativa de sensibilização para o diagnóstico precoce.
  • Dia 21 (quinta-feira) - Dia da Educação - 10h30
    Local: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
    Sessão de formação sobre os sinais e sintomas do cancro da cabeça e pescoço destinada a alunos de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
  • Dia 22 (sexta-feira) - Dia dos Cuidados Multidisciplinares
    Comunicação de uma sessão de formação destinada a especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF), numa parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

 

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

astellasBMSMerckMSDPfizerRoche