terça, 26 setembro 2017 13:09

APIFARMA desenvolve recomendações para melhorar acesso ao tratamento oncológico em Portugal

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) vai apresentar publicamente amanhã, dia 27 de setembro, os “Desafios e Recomendações para o Futuro do Tratamento do Cancro em Portugal”, num evento no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, pelas 09h00.

A iniciativa consensualiza cinco medidas de ação concretas para melhorar o tratamento oncológico em Portugal, visando o acesso atempado dos doentes às melhores terapêuticas sem perder de vista a sustentabilidade do sistema.

As conclusões da “Plataforma para Melhorar o Acesso a Novos Medicamentos Oncológicos”, que resultam de trabalhos prévios, serão apresentadas por Nadim Habib, professor da Nova School of Business and Economics.

A conferência vai contar ainda com palestras proferidas pela Dr.ª Gabriela Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), e pela Dr.ª Ivana Cattaneo, vice-presidente do European Onco Steering Committee da Federação Europeia da Indústria Farmacêutica (EFPIA). A iniciativa será encerrada pelo ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes. Consulte aqui o programa científico.

A primeira mesa-redonda, organizada em março, permitiu identificar problemas no panorama atual no tratamento do cancro em Portugal. A segunda iniciativa, realizada em maio, desenvolveu recomendações de atuação para melhorar o acesso aos tratamentos em Oncologia.

Ambas as mesas-redondas promoveram um debate profundo entre várias partes – representantes dos doentes, profissionais de saúde, sociedades científicas, economistas da saúde, decisores políticos, reguladores e indústria farmacêutica – com intervenção relevante no tratamento oncológico em Portugal.

A “Plataforma para Melhorar o Acesso a Novos Medicamentos Oncológicos” integra-se num projeto europeu mais amplo e pretende criar um novo diálogo sobre o tratamento do cancro na Europa. O projeto é apoiado pela EFPIA e por 15 empresas suas associadas. Em Portugal, é organizada pela APIFARMA.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology