terça, 13 março 2018 11:58

Cancro colorretal: Europacolon Portugal e Farmácias Holon promovem rastreios

Durante o mês de abril, a Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo (Europacolon Portugal) e as Farmácias Holon promovem a campanha “Conhece os sintomas do cancro do intestino”, que disponibiliza rastreios gratuitos de pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF) em 97 farmácias do Grupo Holon.

Os farmacêuticos alertam para o facto de 50% da população portuguesa desconhecer os sintomas do cancro colorretal. A partir dos 50 anos de idade é vital realizar o rastreio de PSOF. Estes programas de rastreio têm revelado um impacto significativo na redução da incidência do cancro colorretal e permitido diminuir a sua mortalidade em aproximadamente 16%. Esta doença, quando detetada na fase inicial, tem uma taxa de cura na ordem dos 90%.

“Este rastreio traz significativos ganhos em saúde para o doente e pode evitar a doença em estados mais avançados ou tornar a intervenção terapêutica mais eficaz”, explica o Dr. Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.

A Dr.ª Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional, explica que “o método de rastreio utilizado permite identificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem ser consequência da presença de um tumor ou de pólipos no intestino. Em caso positivo, os nossos farmacêuticos fazem o encaminhamento imediato para o médico, que decidirá quais os exames complementares de diagnóstico mais adequados, sendo que, normalmente, é recomendada a realização de uma colonoscopia”. E acrescenta: “Temos 97 farmácias unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa”.

O rastreio é gratuito e tem em consideração os seguintes critérios de inclusão: idade compreendida entre os 50 e os 74 anos; não realizou PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos cinco anos; sem sintomas relevantes; sem ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de cancro colorretal; sem história pessoal anterior de cancro; sem diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doença inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa).

“O cancro colorretal é responsável pela morte de 11 portugueses por dia. Acreditamos que as pessoas ainda não estão conscientes para os sintomas e desvalorizam a incidência desta doença. Isso, junto com a falta de um programa de rastreio ao nível nacional, justifica os números alarmantes do nosso país”, finaliza o presidente da Europacolon Portugal.