terça, 13 março 2018 12:29

Simpósio discute estratégias atuais de abordagem dos tumores hereditários

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove na sexta-feira, dia 16 de março, um Simpósio sobre Tumores Hereditários, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

A reunião pretende discutir as estratégias atuais de abordagem dos tumores hereditários mais frequentes e estabelecer um consenso para uma proposta integrada de acompanhamento destes doentes e dos seus familiares. Este tipo de tumor representa atualmente 5 a 10% de todos os cancros e podem ser encontrados em todas as especialidades médicas. É por isso importante identificar os doentes com este tipo de tumores, uma vez que irão necessitar de cuidados especiais a longo prazo.

A sessão de abertura, agendada para as 9h00, conta com a presença do Dr. Carlos Freire de Oliveira, presidente do LPCC.NRC, do Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira, diretor da FMUC, do Prof. Doutor Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e do Dr.  Carlos Manuel Gregório dos Santos, presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra.
O Simpósio contará com a presença do Prof. Doutor Thierry Frebourg, especialista francês em Oncologia Genética, que irá apresentar a perspetiva atual desta área e, no encerramento da jornada, abordará o Síndrome de Li-Fraumeni.
As estratégias de abordagem aos tumores hereditários estão separadas em três blocos temáticos, onde se discutem os tumores digestivos (cancros gástrico e colorretal), ginecológicos (cancros da mama e do ovário) e os casos das retinoblastoma e neoplasia endócrina múltipla. Falar-se-á ainda sobre a quem pedir e o que se pode esperar dos estudos genéticos.

Mais informações disponíveis aqui

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology