terça, 13 março 2018 12:37

“Tornar a imunoterapia uma realidade para doentes com cancro do pâncreas” vence Prémio "FAZ Ciência" 2018

“Tornar a imunoterapia uma realidade para doentes com cancro do pâncreas” é o projeto vencedor do Prémio "FAZ Ciência" 2018, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca (FAZ) e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) que distingue o melhor projeto de investigação translacional em Imuno-Oncologia desenvolvido em Portugal, traduzindo-se numa bolsa de 35 mil euros. O Prémio foi entregue no dia 6 de março, em Lisboa. Veja a galeria de fotografias do evento.

A equipa liderada pela Prof.ª Doutora Sónia Melo, investigadora principal do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), é a autora do projeto vencedor, que “procura entender o porquê da ausência de uma resposta imunitária em doentes com cancro do pâncreas”. As opções terapêuticas para esta doença são limitadas e a sobrevivência não sofreu grandes alterações nos últimos 40 anos, apesar da promessa da terapia direcionada e da imunoterapia, que acabou por não se concretizar. Assista ao vídeo da entrevista com a especialista e conheça os objetivos da investigação.

 

 

Foram 20 os projetos candidatos ao prémio “FAZ Ciência” 2018, que foram avaliados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco reconhecidos especialistas nacionais na área da Imuno-Oncologia. Um Prémio que segundo o Dr. Paulo Cortes, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), é “fundamental para o desenvolvimento da Oncologia” pelo facto de ser “um projeto translacional”. O especialista comenta, em entrevista, a sua visão acerca do projeto vencedor. Assista ao vídeo.

 

 

O Dr. Jesús Ponce, presidente da Fundação AstraZeneca, mostra-se satisfeito pelo sucesso da primeira edição desta iniciativa, dado “enorme nível de qualidade e o número de candidaturas recebidas”. “É vontade da Fundação AstraZeneca de dar continuidade a este Prémio, com periodicidade anual”, sublinha.

 

Galeria de Imagens

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology