terça, 03 abril 2018 13:10

Cancro colorretal: Farmácias Holon e Europacolon Portugal juntas em peditório nacional

No âmbito da campanha de sensibilização para o cancro colorretal, que irá decorrer em cerca de 129 Farmácias Holon, será realizado um peditório nacional, nos meses de abril e maio, cujos donativos revertem para a Europacolon Portugal.

O peditório realiza-se nas mesmas farmácias onde irá decorrer a campanha “Conhece os sintomas do cancro do intestino?”, que permite aos utentes, de norte a sul do país, a realização de rastreios gratuitos de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF). Assim, serão abrangidos os seguintes distritos: Alentejo, Algarve, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu.

“A capacidade de envolvimento das Farmácias Holon na organização de uma campanha de saúde pública é notória. A intervenção destes farmacêuticos tem sido determinante em áreas como a sensibilização da população sobre a doença e promoção das medidas de prevenção. Para além da componente de rastreio, o peditório é, por si só, um contributo muito valioso para a Europacolon Portugal, que irá ser aplicado em benefício dos doentes”, sublinha o Eng. Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal.

O valor angariado no peditório será aplicado na promoção ativa do diagnóstico precoce, na disponibilização de serviços de apoio jurídico e social, numa segunda opinião médica, consultas de psicologia e nutrição e no Programa de Educação Alimentar nas escolas EB 2/3.

Para a Dr.ª Mariana Rosa, coordenadora deste projeto de rastreios nas Farmácias Holon, esta parceria é fundamental para o aumento da literacia em saúde: “o objetivo desta colaboração é apoiar a Associação, para que no futuro tenha uma maior capacidade de lançar novas campanhas de sensibilização e aumentar o conhecimento sobre uma doença que mata diariamente 11 portugueses.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology