terça, 10 abril 2018 11:16

IPO Lisboa discute o suicídio em doentes oncológicos

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa vai receber a conferência “Suicídio e Cancro – monólogos e diálogos”, no dia 23 de abril às 11h00, com lugar no anfiteatro. O evento, com entrada livre, partiu da iniciativa da Unidade de Psiquiatria da instituição.

Os principais objetivos da conferência passam pela sensibilização dos profissionais de saúde para a problemática do suicídio, pelo conhecimento dos seus fatores de risco na população com doença oncológica e pela avaliação do impacto que tem nos colaboradores de um hospital como o IPO.

No mesmo dia, às 14h00, vai ainda decorrer o workshop “Suicídio no hospital oncológico – comportamentos de risco e prevenção”, destinada a enfermeiros e profissionais de Oncologia psicossocial. O número de vagas é limitado, pelo que é exigida inscrição prévia até ao próximo dia 16 de abril, sábado.

O evento vai contar com a presença do Prof. Doutor Carlos Braz Saraiva, docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e médico psiquiatra no Centro Hospitalar dessa instituição. Para além das funções atuais, integrou a equipa do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia e é o autor de diversos livros sobre o suicídio, como “Comportamentos suicidários em Portugal”, “Depressão e suicídio" e “Suicídio e comportamentos autolesivos”.

Durante a conferência, o Prof. Doutor Carlos Braz Saraiva vai discursar acerca das medidas de prevenção e redução do risco de suicídio nos hospitais, do papel e intervenção de equipas multidisciplinares e da intervenção em momentos de crise.

Mais informações sobre o evento através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology