terça, 10 abril 2018 11:24

Benefícios da integração precoce dos Cuidados Paliativos em destaque no IX Congresso Nacional

O Porto vai receber a 9.ª edição do Congresso Nacional de Cuidados Paliativos, em parceria com o 8.º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO Porto. O evento decorre entre os dias 25 e 27 de outubro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. “Preparar o futuro, novas soluções” é o mote da conferência, onde vão participar nomes reconhecidos da Medicina internacional. As inscrições estão abertas até 1 de setembro.

A introdução dos Cuidados Paliativos numa fase precoce da doença tem-se revelado positiva, com benefícios já comprovados, tanto para os próprios doentes, como para os seus familiares. Contudo, continua a existir em Portugal uma prática de referenciação tardia.

Assim, o principal objetivo desta edição do Congresso Nacional de Cuidados Paliativos é potenciar a integração dos Cuidados Paliativos à assistência de doentes, quer sejam eles oncológicos ou não.
Um dos convidados do evento é o médico oncologista e paliativista Dr. Stein Kaasa, que pretende desenvolver orientações internacionais para a integração dos cuidados paliativos em oncologia. O professor da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia é, também, o presidente da Rede de Investigação da Associação Europeia de Cuidados Paliativos e do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos da Associação Europeia de Oncologia Médica.

A outra presença internacional é a médica de Medicina Geral e Familiar e especialista em Cuidados Paliativos, Dr.ª Fliss Murtagh, uma das impulsionadoras do desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para pessoas com insuficiência renal em todo o mundo. A professora da Universidade de Hull, no Reino Unido, tem contribuído para a compreensão da evolução dos sintomas, da retirada de diálise e do uso de opióides em pessoas com doenças oncológicas e não-oncológicas.

Quem quiser fazer parte do evento e submeter resumos de trabalhos de investigação pode fazê-lo através do formulário online, até ao próximo dia 23 de abril. O regulamento e o programa podem ser consultados no site do evento.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology