terça, 10 abril 2018 11:59

Gastrenterologia Oncológica para médicos de família nos IPO de Lisboa, Porto e Coimbra

O 4.º Curso de Gastrenterologia Oncológica vai realizar-se no próximo dia 4 de maio, no anfiteatro do IPO Lisboa. A iniciativa resulta da pareceria entre os serviços de Gastrenterologia do grupo hospitalar do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil e vai decorrer, em simultâneo, nos IPO de Lisboa, Porto e Coimbra.

Os responsáveis pelo curso vão ser os profissionais do Serviço de Gastrenterologia dos três institutos, que convidam os formandos – especialistas e internos de medicina geral e familiar – a submeter à apreciação casos clínicos para análise e debate. Através da promoção dessa discussão e interação entre gastrenterologistas do IPO e colegas de medicina geral e familiar, espera-se que sejam divulgadas as atuais recomendações em torno de problemas clínicos da Gastrenterologia Oncológica e da Endoscopia Digestiva.

“A importância da doença oncológica digestiva como causa de morbilidade e mortalidade e a relevância da integração dos cuidados primários e hospitalares nas diferentes fases da doença – prevenção, diagnóstico, terapêutica e paliação – justificam a importância deste curso e dos temas escolhidos”, afirmou o diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO Lisboa, Prof. Doutor António Dias Pereira.

Este é já o 4.º ano consecutivo com o mesmo objetivo: fomentar o conhecimento, orientar as pessoas com doença digestiva e melhorar a comunicação e articulação entre centros de saúde e hospitais.

“A experiência dos três anos anteriores em que a presença dos colegas especialistas e internos de medicina geral e familiar e dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários foi progressivamente mais numerosa e a sua participação mais ativa, quer através da submissão e apresentação de casos clínicos, quer no envolvimento na discussão dos diferentes temas do programa, faz antecipar um 4.º Curso de Gastrenterologia Oncológica participado e dinâmico”, acrescentou o especialista do IPO Lisboa.

Para mais informações ou inscrição no curso, consultar o site.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology