segunda, 23 julho 2018 16:22

Mais de 50% dos diagnósticos de cancro de cabeça e pescoço realizados em estadio muito avançado

Com a aproximação do Dia Mundial de Cancro de Cabeça e Pescoço, que se assinala no próximo dia 27 de julho, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) alerta para o facto de que mais de 50% dos doentes são diagnosticados com doença localmente avançada, razão que contribui para haver ainda uma grande taxa de mortalidade.

São três os portugueses que morrem todos os dias vítimas deste tipo de cancro, cujos sinais e sintomas são muitas vezes desvalorizados pelos doentes ou confundidos com os de outras doenças benignas. Uma dor de garanta, uma rouquidão persistente ou uma ferida na boca podem ser alguns dos sinais alerta para que, caso durem mais do que três semanas, seja consultado um médico.

Anualmente, surgem cerca de 3.000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço, sendo que entre os principais sintomas se encontram o consumo excessivo de tabaco, álcool e, mais recentemente, a infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), responsável pelo surgimento deste tipo de cancro em pessoas cada vez mais jovens.

No âmbito do Dia Mundial de Cabeça e Pescoço, o Hospital Militar Rei Dom Pedro V, com o apoio do GECCP e da Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral (ASADOCORAL), estará a desenvolver, ao longo de toda a semana, sessões de diagnóstico precoce.

Segundo a Dr.ª Ana Castro, médica oncologista e presidente do GECCP, “o Dia Mundial de Cancro de Cabeça e Pescoço foi criado há quatro anos pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS) para sensibilizar a população mundial para as necessidades das pessoas que atravessaram esta doença. Em Portugal, é essencial diminuir o número de vítimas mortais deste tipo de cancro através de um esforço educativo para os fatores de risco e os sinais e sintomas que ajudam ao diagnóstico precoce”.