segunda, 13 agosto 2018 15:43

Após uma década de funcionamento, Linha Cancro apoia mais de 23 mil pessoas

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala os 10 anos da Linha Cancro. O centro telefónico de apoio a doentes oncológicos e familiares ajudou mais de 23 mil pessoas nesta última década, através de uma equipa especializada de psicólogos, enfermeiros e juristas.

 

A Linha Cancro (808 255 255) tem como objetivo principal o acompanhamento de pessoas com cancro, familiares e amigos em todas as fases do processo terapêutico prestando informação sobre temas que digam respeito à doença, ações de rastreio, direitos dos doentes oncológicos, apoio social, apoio psicológico e apoio jurídico.

Nos últimos dez anos, e segundo dados da LPCC, as pessoas que mais ligam são os próprios doentes oncológicos (55%), os familiares/amigos (37%), público em geral (6%) e os profissionais de saúde (1%).

O tipo de apoio mais solicitado ao longo destas dez décadas prende-se com informação sobre os direitos gerais dos doentes com cancro (22,38%), logo seguida de informação sobre a doença (21,4%). Ações de rastreio (8,7%), apoio psicológico (8,65%) e direitos legais dos doentes com cancro (7,5%) foram outros tipos de apoio prestados pela Linha Cancro.

Em janeiro de 2017, e face à procura de respostas sobre questões jurídicas junto do projeto, a LPCC lançou o apoio jurídico, tendo a equipa de juristas resolvido 669 situações. A percentagem das chamadas neste âmbito no ano de 2017 foi de 11%.

A Linha Cancro está disponível através do 808 255 255 ou através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., todos os dias úteis das 09h00 às 18h00.

 

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology