Investigação

Uma equipa de investigação portuguesa, composta por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto  (i3S) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), publicou recentemente um artigo na revista de Gastrenterologia Gut sobre os diferentes tipos de bactérias existentes no estômago e como elas variam ao longo do processo de desenvolvimento de cancro do estômago, tendo demonstrado que as bactérias no estômago dos doentes com cancro gástrico são completamente diferentes das presentes em doentes que têm apenas inflamação crónica do estômago (gastrite crónica).

Foram recentemente conhecidos os resultados do estudo positivo de fase III IMmotion151, relativo à utilização de atezolizumab e bevacizumab como 1.ª linha de tratamento para o carcinoma de células renais avançado ou metastático (CCRm). O estudo atingiu o seu endpoint co-primário, sobrevivência livre de progressão (PFS), em indivíduos cuja doença expressava a proteína programmed death-ligand 1 (PD-L1) (expressão ≥1%).

A Array BioPharma e a Pierre Fabre anunciaram recentemente os resultados da análise de sobrevivência global (OS) do ensaio de Fase 3 COLUMBUS em doentes com melanoma BRAF+. O tratamento com a combinação de encorafenib 450 mg por dia e binimetinib 45 mg duas vezes ao dia (COMBO450) reduziu o risco de morte em comparação com o braço de tratamento com vemurafenib 960 mg duas vezes por dia. A sobrevivência global mediana foi de 33,6 meses para doentes tratados com COMBO450, em comparação com 16,9 meses para doentes tratados com vemurafenib em monoterapia.

A perspetiva da Imuno-Oncologia na transformação da Medicina e a primeira imunoterapia aprovada para o tratamento do carcinoma de células de Merkel metastático em diversos países, incluindo a União Europeia, foram os temas abordados no evento de imprensa organizado pela aliança Merck-Pfizer, em Vevey, Suíça, no dia 31 de janeiro. O evento contou com a presença de palestrantes internacionais, destacando-se o Prof. Doutor Dirk Schadendorf, do Hospital Universitário de Essen, Alemanha, e com o testemunho de um doente tratado com avelumab.

A MSD anunciou que o ensaio de fase III KEYNOTE-189, que está a investigar o pembrolizumab, a terapêutica anti‑PD‑1 da farmacêutica, em associação com pemetrexedo e cisplatina ou carboplatina, para o tratamento de primeira linha de doentes com cancro do pulmão de células não-pequenas não-escamosas metastático (CPCNP), atingiu o duplo endpoint primário de sobrevivência global (OS) e sobrevivência livre de progressão (PFS).

Unidos pelo mesmo objetivo, oncologistas e urologistas juntaram-se, nos dias 29 e 30 de janeiro, em Coimbra, no Porto e em Lisboa, para debaterem o estado da arte do cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC), no âmbito do ciclo de reuniões Xpert Talks in mCRPC. As três reuniões científicas, promovidas pela Astellas, contaram com a preleção do Prof. Doutor Robert Jones, professor na Universidade de Glasgow e consultor de Oncologia Médica no Beatson West of Scotland Cancer Centre.

Pág. 1 de 24