sexta, 02 fevereiro 2018 16:16

Oncologistas e urologistas juntam-se para debater “estado da arte” do CPmRC

Unidos pelo mesmo objetivo, oncologistas e urologistas juntaram-se, nos dias 29 e 30 de janeiro, em Coimbra, no Porto e em Lisboa, para debaterem o estado da arte do cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC), no âmbito do ciclo de reuniões Xpert Talks in mCRPC. As três reuniões científicas, promovidas pela Astellas, contaram com a preleção do Prof. Doutor Robert Jones, professor na Universidade de Glasgow e consultor de Oncologia Médica no Beatson West of Scotland Cancer Centre.

O Prof. Doutor Robert Jones, um reputado oncologista médico e investigador, que inscreve no seu currículo a participação em diversos ensaios clínicos de fase I, II e III, foi o orador principal no ciclo de três reuniões Xpert Talks in mCRPC, que teve início no dia 29 de janeiro, em Coimbra e no Porto, e que terminou, no dia 30 de janeiro, em Lisboa. Após a palestra do Prof. Doutor Robert Jones, que abordou, nas três reuniões, o tema “mCRPC: present & future”, seguiu-se uma parte dedicada à partilha de “Xperiências [de tratamento do CPmRC] de centros portugueses”.

Um dos moderadores da sessão de Lisboa, Dr. José Palma dos Reis, urologista no Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria, realçou a importância destas reuniões, devido ao facto de juntar, no mesmo evento, oncologistas médicos e urologistas. “É sempre útil termos a visão do oncologista médico e do urologista”, reforçou.

“Será bastante interessante confrontar a experiência do palestrante estrangeiro [Prof. Doutor Robert Jones] com as experiências dos centros portugueses. Todos nós iremos retirar benefícios ao conhecermos as experiências de outros centros, sejam nacionais ou internacionais”, sublinhou o Dr. Ricardo da Luz, oncologista médico no Centro Hospitalar de Lisboa Central e um dos moderadores da sessão que decorreu em Lisboa, no dia 30 de janeiro.

A Dr.ª Gabriela Sousa, que moderou a sessão de Coimbra, também deixou um comentário a propósito desta reunião: “Conseguimos partilhar, nesta sessão, algumas das dúvidas que nos assolam no dia-a-dia.” Adicionalmente, o Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo, urologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e moderador da sessão que decorreu nesta cidade, comunga da mesma opinião: “O facto de termos especialistas de centros diferentes é sempre proveitoso, porque aprendemos com a experiência dos nossos colegas.”

O Prof. Doutor Carlos Silva, urologista no Centro Hospitalar de São João, considerou que “o formato desta reunião é apelativo, porque reuniu, na mesma sala, urologistas e oncologistas”. “Hoje, o tratamento do cancro da próstata metastizado é, fundamentalmente, multidisciplinar. Nesse sentido, ainda faltariam aqui outras especialidades, como a Radio-Oncologia e a Medicina Paliativa”, ressalvou este especialista, que assumiu o papel de moderador na sessão do Porto.

Em jeito de balanço, o Prof. Doutor António Araújo, oncologista médico do Centro Hospitalar do Porto, acrescentou que “esta reunião seguiu um formato em que existiu uma primeira parte ‘teórica’, que contou com a preleção de um expert de renome nesta área, como é o caso do Prof. Doutor Robert Jones, e depois existiu uma componente ‘prática’, com a apresentação de casos clínicos ou de casuística de diferentes centros relativamente à abordagem dos doentes com CPmRC”.

 

Galeria de Imagens

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

astellasBMSMerckMSDPfizerRoche