segunda, 15 outubro 2018 11:59

A importância do TEV para os doentes com cancro

Escrito por  Dr. Miguel Barbosa, oncologista do CHTMAD

O tromboembolismo venoso (TEV) é uma entidade que inclui a trombose venosa profunda e a sua maior complicação, a embolia pulmonar.  Na trombose venosa profunda forma-se um trombo (coágulo de sangue) numa veia localizada profundamente que dificulta ou impede o fluxo normal de sangue. A maioria dos trombos ocorre na coxa ou na perna, mas também podem acontecer no braço ou noutras partes do corpo.

Um trombo numa veia profunda pode-se soltar e circular na corrente sanguínea. Quando se desloca para o pulmão e impede o fluxo sanguíneo, designa-se de embolia pulmonar. Esta constitui uma complicação grave e potencialmente fatal.

O TEV é uma doença importante, porque um em cada cinco doentes com cancro apresenta um episódio de TEV ao longo da doença.

A curto prazo, as consequências do TEV podem prolongar ou complicar um internamento ou cirurgia, incapacitar de realizar determinadas atividades sociais e de trabalho ou mesmo, eventualmente, levar à morte.

O TEV constitui mesmo a segunda causa de morte nos doentes com cancro.

Os doentes com cancro têm um risco mais elevado de episódios novos e recorrentes de TEV, variável ao longo da doença e dos tratamentos. O cancro tem o potencial de estimular a coagulação sanguínea, facilitando a formação de trombos. Também alguns tratamentos podem contribuir para a ocorrência de TEV como a cirurgia, quimioterapia, hormonoterapia e terapêuticas-alvo.

O tratamento do TEV tem por objetivo interromper o crescimento do trombo, prevenir a ocorrência de embolia pulmonar e evitar a recorrência. Sendo diagnosticado precocemente, existe uma maior probabilidade de reverter o quadro clínico e minimizar as complicações e sequelas.

Dr. Miguel Barbosa

Oncologista do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT)