Pessoas & Serviços

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) voltou a ser certificado pela European Society of Medical Oncology (ESMO) como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos para o triénio 2019/2021. O anúncio foi feito este domingo, 21 de outubro, no terceiro dia da ESMO 2018.

O Prémio Nobel de Medicina 2018 na categoria de Fisiologia e Medicina foi esta segunda-feira, 1 de outubro, atribuído aos Profs. Doutores James P. Allison e Tasuku Honjo. Os imunologistas norte-americano e japonês, respetivamente, descobriram novas formas de bloquear os travões do sistema imunitário, que se revelaram muito eficazes no tratamento do cancro. Segundo o comité do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia), trata-se de “um novo paradigma na luta contra o cancro”. O Prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 871 mil euros).

Portugal marcou presença na 6.ª edição do Congresso da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS), através da participação da Dr.ª Ana Castro, neste domingo, dia 2 de setembro. A médica oncologista foi a primeira palestrante portuguesa, e também a mais jovem, a ser convidada a intervir no encontro. Com início no último sábado, o evento vai decorrer até ao próximo dia 4 de setembro, em Buenos Aires.

 

Por ocasião da 10.º Edição da reunião Personalised Healthcare in Oncology, decorrida nos dias 7 e 8 de junho, no edifício da Roche, o Prof. Doutor Fernando Schmitt, na conferência de abertura, abordou a temática da medicina personalizada nos próximos 10 anos.

No segundo dia da 10.º edição da reunião Personalised Healthcare in Oncology, organizada pela Roche, o Prof. Doutor José Carlos Machado explicou a evolução dos testes genéticos, desde os seus primórdios, com a análise de um ou poucos genes, até à atualidade, com a análise de uma multiplicidade de biomarcadores, como consequência do aparecimento da Next Generation Sequencing.

O Grupo PharmaMar realizou recentemente a sua Assembleia Geral Anual de Acionistas, onde foram revistos os resultados de 2017 e discutidos os planos futuros para a empresa, sobretudo em Oncologia, área onde a companhia tem moléculas em diferentes estados de desenvolvimento clínico.

Pág. 1 de 9

PUB

GESCAT

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology