segunda, 03 dezembro 2018 15:16

Primeiro presidente do IPO Porto recebe Prémio Nacional de Oncologia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai entregar o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva ao médico e primeiro presidente do IPO do Porto, Dr. José Guimarães dos Santos. A entrega do prémio decorre a dia 5 de dezembro, no Dia Internacional do Voluntariado, no auditório do Núcleo Regional do Norte da LPCC, pelas 10h30.

O prémio atribuído ao Dr. José Guimarães dos Santos pretende, que tem um valor pecuniário de 20 mil euros, pretende dignificar uma figura incontornável da Oncologia nacional e uma carreira dedicada à luta contra o cancro em Portugal e além-fronteiras. Este reconhecimento visa igualmente enaltecer o trabalho pioneiro na área da gestão clínico-administrativa do IPO do Porto, permitindo que esta instituição assumisse um papel de relevo na área oncológica.  

O galardoado foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), da qual foi presidente e é um dos membros fundadores da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica. Foi, igualmente, um dos impulsionadores dos grupos de estudo do Cancro da Mama, Digestivo e Ginecológico e ainda presidente da European Surgical Society of Oncology.

O Dr. José Guimarães dos Santos nasceu na freguesia de S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, a 17 de outubro de 1934. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em julho de 1958.

As candidaturas recebidas foram avaliadas por um júri presidido pelo presidente da LPCC, Dr. Vítor Veloso, e composto por mais seis elementos com experiência comprovada na área oncológica.

PUB

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology