segunda, 07 maio 2018 15:07

Investigador do BioISI vence prémio internacional de química aplicada a fármacos contra o cancro

O Prof. Doutor Paulo Martinho, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), foi o grande vencedor do prémio Arthur E. Martell Early Career Researcher 2017, atribuído pelo Journal of Coordination Chemistry ao melhor artigo científico do ano, com o artigo científico “Electrochemical studies and potential anticancer activity in ferrocene derivatives”. Na publicação, o investigador e colaboradores usam uma vasta combinação de técnicas para caracterizar a potencial atividade anticancerígena de uma família de compostos de ferroceno.

A investigação recorreu a métodos sintéticos e também a técnicas mais complexas, tais como a eletroquímica, química computacional, espectroscopia de Mössbauer e estudo de citotoxicidade. Os resultados alcançados demonstraram que alguns dos compostos identificados são citotóxicos, ou seja, são capazes de destruir outras células através da libertação de certas substâncias nocivas. Estes resultados são particularmente relevantes, pois os fármacos citotóxicos são um dos pilares do tratamento do cancro.   

O Prof. Doutor Paulo Martinho é investigador do BioISI e do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FMUL) e professor auxiliar convidado do Departamento de Química e Bioquímica da FMUL. Este prémio vem reconhecer o importante contributo que o artigo representa para avanço das técnicas utilizadas atualmente e a investigação na área da Bioquímica, bem como para o Journal of Coordination Chemistry.

PUB

GESCAT

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology