terça, 05 junho 2018 12:50

CE aprova cabozantinib para tratamento em 1.ª linha de doentes adultos com carcinoma das células renais avançado

A Ipsen anunciou recentemente que a Comissão Europeia (CE) aprovou o cabozantinib 20, 40 e 60 mg como primeira linha no tratamento de adultos com carcinoma das células renais (CCR) avançado de intermédio ou alto risco. Esta aprovação permite a comercialização do cabozantinib com esta indicação nos 28 estados membros da União Europeia, Noruega e Islândia.

“A aprovação da Comissão Europeia é um passo em frente para os doentes com cancro de rim avançado na Europa, que agora terão acesso a um novo tratamento oral em primeira linha que oferece benefícios significativos em relação ao tratamento padrão”, refere o Dr. Harout Semerjian, vice-presidente executivo e diretor comercial da Ipsen. “A Ipsen mantém o seu compromisso de melhorar a vida dos doentes mediante o desenvolvimento de novos tratamentos e da expansão do potencial do cabozantinib em diferentes indicações”.

O Dr. Giuseppe Procopio, diretor médico, chefe da unidade geniturinária da Fundação Instituto Nacional de Tumores de Milão, afirma que “o valor do tratamento com cabozantinib foi corroborado tanto por dados obtidos em ensaios clínicos, como por resultados observados após a sua comercialização, a partir de 2016, em doentes que receberam um tratamento prévio dirigido ao fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF). Por ambas as razões, os médicos ficarão satisfeitos por ter agora acesso a esta nova opção de tratamento em primeira linha para doentes com CCR avançado intermédio ou de alto risco”.

Por sua vez, o Dr. Guillermo Castilo, diretor geral e conselheiro delegado da Ipsen Iberia, destaca que “a aprovação e comercialização do cabozantinib abre uma nova oportunidade para os doentes com CCR avançado. Este marco aproxima-nos do nosso objetivo de posicionar a Ipsen na área da Oncologia através de tratamentos inovadores”.

A decisão da Comissão Europeia está baseada no ensaio clínico CABOSUN, o qual demonstrou que o cabozantinib prolonga significativamente a sobrevivência livre de progressão (SLP), em comparação com o sunitinib, em doentes com CCR avançado de intermédio ou alto risco não tratados previamente.

Cabozantinib é a primeira e única monoterapia que demostrou uma eficácia clínica superior à do sunitinib em doentes com CCR avançado de intermédio ou alto risco sem tratamento prévio. As recomendações detalhadas para o uso deste produto estão descritas no Resumo de Características do Medicamento (RCM), disponível em www.cabometyx.eu e na base de dados Infomed em www.infarmed.pt.  

PUB

GESCAT

Planning

Onco Planning

Newsletter

Receba a nossa newsletter.

APOIOS:
.......................

BMSMerckMSDPfizerRocheTakeda Oncology