Atualidade

19 Nov. 2019

Dois investigadores portugueses são os grandes vencedores da 63.ª edição dos Prémios Pfizer – o mais antigo galardão na área da Investigação Biomédica atribuído em Portugal, com o objetivo de contribuir para a dinamização da investigação em ciências da saúde no nosso país.

19 Nov. 2019

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, que se assinala no próximo dia 21 de novembro, com a campanha de sensibilização internacional #ExigirMais pelo cancro do pâncreas, o Dr. Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, refere que “o tempo prolongado de espera para realizar um exame complementar poderá retirar meses de vida aos doente com cancro do pâncreas e é urgente que Portugal possa ter diagnósticos mais atempados”.

19 Nov. 2019

No decorrer do 16.º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), a Sanofi Genzyme patrocina o Meet the Expert subordinado ao tema “Resultados do Ensaio Clínico CARD”. A conferência vai decorrer no dia 29 de novembro, às 18h00, na sala Estoril.

19 Nov. 2019

A European Society for Medical Oncology (ESMO) atribuiu a acreditação educacional ao 16.º Congresso Nacional de Oncologia com pontuação de 25 ESMO-MORA categoria 1. De acordo com a comissão organizadora, "trata-se de um reconhecimento claro da qualidade científica do congresso por parte da Sociedade Europeia", já que esta é a a mesma pontuação de créditos atribuída ao congresso anual da própria ESMO.

12 Nov. 2019

Um dos aspetos que não pode ser negligenciado na área da saúde e investigação é o cumprimento de todos os padrões de qualidade, segurança, proteção de dados, entre outros. Para exercerem as suas atividades, as empresas e entidades são obrigadas por lei a cumprir certos requisitos e regulamentos que geralmente precisam de ser certificados por empresas externas. A OncoDNA recebeu a certificação ISO 13485: 2016 pela sua plataforma OncoKDM, uma norma reconhecida internacionalmente para certificar o correto cumprimento da gestão de qualidade na indústria de dispositivos médicos.

12 Nov. 2019

A Agência Europeia do Medicamento validou a submissão da Pierre Fabre para a combinação de encorafenib, binimetinib e cetuximab no tratamento do cancro colorretal metastático com mutação BRAFV600E. Esta submissão baseia-se nos resultados publicados do ensaio de fase III BEACON CRC. Se aprovada, a combinação tem o potencial de se tornar a primeira terapêutica alvo, livre de quimioterapia, para doentes com cancro colorretal avançado.

12 Nov. 2019

Está a decorrer o processo de candidaturas para o “Programa Global de Bolsas de Investigação em Hemato-Oncologia 2019”, promovido pela Pfizer, no valor de 500 mil dólares. Com foco em apoiar iniciativas independentes de educação médica na área das leucemias agudas (LMA e LLA) e da leucemia mieloide crónica (LMC), a iniciativa pretende incentivar e apoiar universidades, institutos de investigação, profissionais de saúde, associações de doentes e sociedades médicas, de toda a Europa, a desenvolver estudos nesta área da Hemato-Oncologia. Os projetos deverão ser submetidos até amanhã, dia 12 de novembro.

12 Nov. 2019

A ABC Global Alliance vai ser registada como uma entidade legal independente da European School of Oncology (ESO).  A cerimónia oficial da sua criação vai ocorrer durante a Conferência Internacional de Consenso para o cancro da mama avançado (ABC), na presença de um notário., no próximo dia 16 de novembro.

05 Nov. 2019

A Dr.ª Fátima Cardoso, investigadora, médica oncologista e diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, foi distinguida com um prémio atribuído pela Escola Europeia de Oncologia (EEO) e pela Aliança Global pelo Cancro da Mama Avançado. Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho da especialista que “foi fundamental para estabelecer as conferências bienais do cancro da mama avançado”, refere o comunicado da EEO que destaca o facto da oncologista ter sido, mais tarde, responsável pelo lançamento da Aliança Global pelo Cancro da Mama Avançado (ABC Global Alliance).

29 Out. 2019

Durante a Conferência Anual da European Society for Medical Oncology (ESMO 2019) foram apresentados os resultados da análise final do estudo FLAURA, no qual se verificou a melhoria estatística e clinicamente significativa na sobrevida global de doentes com cancro de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) avançado com mutação positiva do recetor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) tratados com osimertinib. Os dados vêm, assim, reforçar o potencial para este inibidor da tirosina cinase se tornar o standard of care para o tratamento de primeira linha destes doentes.

Newsletter

PUB

 

PUB

Apoio


astrazenecaBayerBMSMerckMSDPfizer OncologyRocheTakeda