Atualidade

10 maio 2022

Uma resposta atempada e eficaz aos doentes com cancro que recorram aos serviços hospitalares pode ser estrategicamente solucionada se houver uma adaptação das infraestruturas dos institutos de Oncologia e dos hospitais centrais, bem como um reforço no setor dos recursos humanos, defende o Prof. Doutor Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria.

10 maio 2022

A Novartis anunciou, a 4 de maio de 2022, os resultados atualizados do estudo MONALEESA-3, onde se verificou uma mediana de sobrevivência global de 67,6 meses na subanálise de mulheres pós-menopaúsicas tratadas em 1.ª linha com ribociclib + fulvestrant. Esta associação aumentou em 15,8 meses o benefício de sobrevivência em comparação com o braço placebo + fulvestrant.

03 maio 2022

Os sistemas sociais e de saúde em todo o mundo “estão a falhar” ao não oferecer cuidados adequados e com maior compaixão às pessoas que estão a morrer e às suas famílias, indicou uma investigação publicada na revista Lancet.

26 Abr. 2022

Recentemente, foram desenvolvidos por investigadores mini-proteínas através de um software que prevê o folding de proteínas com potencial para combater doenças, desde o cancro à COVID-19. O software também tem potencial para permitir conceber sondas de deteção precoce de doenças.

26 Abr. 2022

A equipa liderada pela Dr.ª Carla Oliveira, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), avaliou a mortalidade por cancro gástrico em Portugal e na Coreia do Sul, de forma a expilcar os cenários distintos nos dois países. As conclusões deste trabalho foram tema de capa da edição de março da revista científica International Journal of Cancer.

26 Abr. 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga o Relatório Europeu da Saúde 2021, que afirma que dois terços das mortes prematuras na Europa são causadas por quatro doenças não transmissíveis, entre as quais se encontra o cancro.

19 Abr. 2022

Integrada no XXVII Congresso de Urologia Oncológica, a palestra “CRPCnm: Darolutamida from watch and wait to find and treat”, foi introduzida pelo Dr. Rodrigo Ramos, urologista no IPO de Lisboa, e protagonizada pelo Dr. João Pina, urologista no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central e assistente de Urologia na NOVA Medical School. Ao longo da sua apresentação, o Dr. João Pina elaborou sobre a importância do diagnóstico precoce e intervenção do carcinoma da próstata resistente à castração não metastático (CPRCnm) e sobre os benefícios da terapêutica com darolutamida neste setting de doentes.

19 Abr. 2022

A MSD Portugal vai promover uma Lecture Tour sob o mote “New approaches in 1st Line treatment of mRCC” no Marriott Lisboa e no Hotel Axis Porto, nos dias 20 e 21 de abril, respetivamente, entre as 19h00 e as 21h00.

12 Abr. 2022

Foi anunciado pela empresa Sanofi um acordo referente à aquisição da Amunix Pharmaceuticals, Inc. para descobrir e desenvolver terapêuticas inovadoras de anticorpos monoclonais bi-específicos de células T (T-Cell engagers) e citocinas para doentes com cancro.

12 Abr. 2022

Uma equipa de investigação dos Estados Unidos da América apurou que pessoas com excesso de peso ao reduzi-lo diminuem, consequentemente, a possibilidade de desenvolverem cancro colorretal.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER