Entrevistas
Com os olhos postos no futuro, o Prof. Doutor Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), considera que esta edição do encontro foi “mais uma vez bem conseguida e um sucesso”, contando com cerca de mil participantes no Centro de Congressos do Estoril. Com foco “nos doentes como os verdadeiros líderes”, o encontro reuniu profissionais de saúde das mais diversas áreas, doentes e associações para contribuir para o aumento do conhecimento e interligação entre outros. Veja a entrevista.
“Os prestadores de cuidados precisam de estar mais bem preparados para o que está para vir, de modo a poderem apoiar melhor os doentes e prepararem-se para o que esperar.” Palavras da Dr.ª Sarah-Jane Barker, do VMLY&R HEALTH, no âmbito da sua apresentação “Keynote lecture” na sessão de abertura no ABC7. Veja a entrevista.
“A implementação de um programa de pré-habilitação na prática clínica é realmente difícil.” Palavras da Prof.ª Doutora Marta Ubre, anestesiologista do Hospital Quirónsalud Barcelona, no âmbito da sua apresentação na sessão “Pré-habilitação cirúrgica, ready for prime-time?”, no 20.º Congresso Nacional de Oncologia. Veja a entrevista.
O desafio é “conseguir garantir, através das entidades financeiras do INFARMED, uma sustentabilidade do sistema que permita proporcionar também um melhor cuidado aos doentes”. Quem o afirma é o Dr. Renato Cunha, oncologista no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito da sua moderação sobre a sessão “Sustentabilidade financeira em Oncologia”, no 20.º Congresso Nacional de Oncologia. Veja a entrevista.
“Uma das principais queixas da população transgénero é que os médicos não estão preparados para os receber.” Palavras da Dr.ª Raque Mota, assistente hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário de São João, no âmbito da sua palestra no 20.º Congresso Nacional de Oncologia. Em entrevista, a especialista destacou as principais implicações para o rastreio nos transgéneros. Assista ao vídeo.
“A Oncologia tem várias possibilidades de carreira”, reflete o Prof. Doutor Arlindo Ferreira, senior medical director na Resilience Care e professor na Católica Medical School, sobre as diferentes oportunidades de carreira, desde académica a clínica, do oncologista, no âmbito da sessão “No século XXI, o que pode ser considerado um outsider na carreira convencional”, no 20.º Congresso Nacional de Oncologia. Veja a entrevista.
Convidado a palestrar sobre “Onco-hipertensão: desafios na sua abordagem”, o Dr. Pedro Von Hafe Leite, cardiologista no Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, integrou o painel de palestrante da sessão “Saúde Cardiovascular no doente com cancro”, no 20.º Congresso Nacional de Oncologia. Em entrevista, o especialista pretendeu “explicar aos oncologistas o momento em que se deve tratar a hipertensão e quais são as classes farmacológicas das terapêuticas oncológicas mais associadas à hipertensão”. Veja o vídeo.
Em conversa com a My Oncologia sobre a problemática de cancro da próstata, no contexto do Congresso Centenário da Associação Portuguesa de Urologia (APU), o Prof. Doutor Arnaldo Figueiredo explicou como maximizar o benefício clínico nestes doentes. O urologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi o orador convidado do simpósio organizado pela Bayer que incidiu sobre esta temática. Veja o vídeo.
No Congresso Centenário da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que se realizou entre 20 e 22 de outubro, o Prof. Doutor Nicollas Mottet, do Centre Hospitalier de Saint-Étienne, em França, foi orador convidado do simpósio patrocinado pela Bayer. A sessão pretendeu responder à questão: “Como maximizar os benefícios clínicos dos doentes com cancro da próstata.” Veja a entrevista.
O PCaGoal é um projeto criado pela Associação Portuguesa de Urologia, com o apoio do FC Porto e da Bayer, que utiliza o futebol de recreação como uma estratégia promotora de benefícios na saúde dos doentes com cancro da próstata. A iniciativa juntou médicos e doentes na Constituição Park, no Porto, no passado 14 de novembro. A News Farma assistiu ao “pontapé de saída” e recolheu depoimentos de alguns membros do projeto.