Entrevistas

A relevância clínica da mutação BRAF V600E no cancro colorretal metastático
Dr.ª Anabela Barros
29 Nov. 2022

A Dr.ª Anabela Barros, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, partilhou com a My Oncologia a sua opinião, como moderadora, sobre os temas das palestras que tiveram lugar no simpósio promovido pela Pierre Fabre, em particular sobre a relevância clínica da mutação BRAF V600E no cancro colorretal metastático. Assista ao vídeo.

Guia do Cancro do Ovário: o papel da Psicologia no acompanhamento das doentes
Dr.ª Mariana Coutinho
25 Nov. 2022

A GSK, com o apoio da MOG e da Associação Evita, lançou o Guia do Cancro do Ovário, uma iniciativa com o objetivo clarificar o que é esta neoplasia, contribuindo para aumentar a literacia. Em entrevista à My Oncologia, a Dr.ª Mariana Coutinho, psicóloga na EVITA, explana a importância da Psicologia no acompanhamento destas doentes. Veja o depoimento em vídeo.

Olaparib: “Este medicamento alterou completamente a vida das doentes”
Prof.ª Doutora Deolinda Pereira
24 Nov. 2022

“O centro é o doente”, este é o mote que move a Prof.ª Doutora Deolinda Pereira, diretora do Serviço de Oncologia no IPO do Porto, aquando do diagnóstico e tratamento de cancros ginecológicos. No âmbito da sessão sobre este tema, a qual moderou, no 19.º Congresso Nacional de Oncologia, a especialista destaca que o olaparib é um fármaco, considerado “bem tolerado”, que mudou o paradigma do tratamento das doentes, alterando a sobrevida média de 12 meses para 5 anos. “Isto é um resultado nunca antes visto na área do cancro do ovário.” Assista à entrevista.

Novas combinações para carcinoma de células claras renais: a mudança de paradigma no tratamento
Dr. Pedro Madeira
24 Nov. 2022

“Estas novas combinações vieram para ficar, são eficazes e vão fazer parte do nosso quotidiano, felizmente.” Quem o afirma é o Dr. Pedro Madeira, do IPO de Coimbra, no âmbito da sua moderação na palestra “Decisão terapêutica no tratamento de 1.ª linha do carcinoma de células claras renais – pick the winner”, no 19.º Congresso Nacional de Oncologia. O especialista destaca as associações nivolumab + ipilimumab e pembrolizumab + axitinib, que apresentam um papel crucial na sobrevivência com qualidade de vida dos doentes, que tem vindo a aumentar com a utilização destes fármacos. Assista à entrevista.

“Um grande desafio” mas bem-sucedido: o balanço do 19.º Congresso Nacional de Oncologia
Prof. Doutor Miguel Abreu
23 Nov. 2022

Após três dias de congresso, o Prof. Doutor Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), partilhou a sua satisfação por mais uma edição bem-sucedida do 19.º Congresso Nacional de Oncologia. “Para quem organiza um evento, o maior reconhecimento é o dos seus pares”, partilha o presidente durante a entrevista de balanço. Veja o seu depoimento.

Guia do Cancro do Ovário: “Uma orientação com uma abordagem holística”
Dr.ª Tamara Milagre
23 Nov. 2022

“Como lidar com a doença? Diagnóstico, tratamento e conselhos” este é o mote do Guia Cancro do Ovário, promovido pela GSK. Um manual que conta com o apoio institucional da Evita e da MOG e foca todos os pontos fulcrais desde o diagnóstico aos grupos de apoio disponíveis. A My Oncologia conversou com a Dr.ª Tamara Milagre, presidente da Evita, sobre o seu depoimento no guia. Veja o vídeo.

Colmatar uma lacuna e proporcionar conhecimento, o retrato do Guia do Cancro do Ovário
Dr.ª Cláudia Fraga
23 Nov. 2022

A GSK com o apoio da MOG e da Evita criaram o Guia do Cancro do Ovário. Uma iniciativa com o objetivo de proporcionar informação essencial para as mulheres já diagnosticadas com esta neoplasia e para aquelas cuja prevenção é fulcral. A Dr.ª Cláudia Fraga, presidente da MOG, em entrevista à My Oncologia, explanou os pontos-chave do seu testemunho integrado no guia. Veja a entrevista na íntegra em vídeo.

Cancro da próstata: Dr. André Mansinho apela à participação “para enriquecer a discussão da trajetória oncológica"
Dr. André Mansinho
22 Nov. 2022

O 29 de novembro fica marcado com “a exposição da prática oncológica no mundo de vida real e com a discussão de dados e questões da trajetória oncológica e decisão nesses doentes”. O Dr. André Mansinho, chairman do evento online, apela à participação de todos os oncologistas na próxima terça-feira, às 19h00, em formato virtual.

O impacto do encorafenib associado a cetuximab no tratamento do CCRm
Dr. Hélder Mansinho
22 Nov. 2022

O Dr. Hélder Mansinho, do Hospital Garcia da Orta esteve presente, na qualidade de moderador, no simpósio promovido pela Pierre Fabre. A convite da My Oncologia comentou as apresentações e o impacto do encorafenib associado a cetuximab na prática clínica, no contexto do cancro colorretal metastático com mutação BRAFV600E. Veja o vídeo.

Bioética no idoso com cancro: a importância do desenho das políticas públicas
Dr. Vasco Fonseca
21 Nov. 2022

O artigo “Bioethics and healthcare policies. The benefit of using genetic tests of BRCA 1 and BRCA 2 in elderly patients” juntou o Dr. Vasco Fonseca, oncologista, e o Prof. Doutor Joaquim Caeiro, professor de ciência política, para debater a bioética e a biopolítica no idoso com cancro. Numa abordagem “pouco desenvolvida”, o artigo pretende realizar “o desenho das políticas públicas para o cancro e determinar o papel da política na área”. O Dr. Vasco Fonseca, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, partilhou em entrevista que “todos os grandes problemas de desenvolvimento do cancro foram opções políticas”, pelo que se torna primordial debater estes assuntos. Assista à entrevista.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaAstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER