Entrevistas

Uso de darolutamida em doentes com CPRCnm e CPmHS e seus benefícios
Dr. Frederico Furriel
03 Ago. 2022

O Dr. Frederico Furriel esteve a acompanhar o congresso da European Association of Urology e, a convite da My Oncologia, comentou alguns dados divulgados, nomeadamente os estudos que analisaram a utilização da darolutamida nos doentes com cancro da próstata — ARAMIS e ARASENS.

O legado da imunoterapia e o futuro do tratamento do CCR
Dr. Ricardo Luz
01 Ago. 2022

No âmbito do evento “Level Up”, promovido no dia 21 de maio pela Bristol Myers Squibb, em jeito de celebração do lançamento da dupla imunoterapia para o tratamento de primeira linha do carcinoma de células renais, o Dr. Ricardo Luz participou na sessão “Estado da arte e o legado da imunoterapia”. No final, a My Oncologia conversou com o diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, que partilhou a sua perspetiva relativamente a esta nova arma terapêutica. Assista ao vídeo da entrevista.

Benefícios e desafios da dupla imunoterapia no tratamento do CCR
Dr. André Mansinho
01 Ago. 2022

Após a sessão “Estado da arte e o legado da imunoterapia”, a My Oncologia entrevistou o Dr. André Mansinho, médico oncologista do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, para resumir algumas das mensagens chave partilhadas durante o evento “Level Up”, promovido pela Bristol Myers Squibb, no dia 21 de maio. Assista às declarações em vídeo.

Oligoprogressão: “Temos inúmeras armas terapêuticas que aumentam significativamente a PFS”
Dr.ª Tatiana Pereira
01 Ago. 2022

A Dr.ª Tatiana Pereira, oncologista no IPO Coimbra, encarregou-se de trazer para cima da mesa a Oligoprogressão e a abordagem da doença oligometastática. Estas sessões permitiram apresentar casos clínicos que foram interpretados e analisados em conjunto com a audiência. Veja o vídeo.

A escassez de ensaios clínicos em doentes muito jovens
Dr.ª Inês Eiriz
01 Ago. 2022

O estudo MONALEESA-7 é dos poucos ensaios clínicos que aborda especificamente as doentes em idade jovem. Por esse motivo, é determinante a inclusão desta faixa etária em estudos para obter informações concretas para um diagnóstico e tratamento mais adequados, partilha a Dr.ª Inês Eiriz, no Breast Cancer Experts Reunion, na sua sessão de debate sobre cancro da mama em doentes muito jovens. Assista ao vídeo.

Novas abordagens nas recidivas sistémicas precoces
Dr.ª Soraia Lobo Martins
01 Ago. 2022

A Dr.ª Soraia Lobo Martins, oncologista no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, abordou as recidivas antes dos dois anos de hormonoterapia adjuvante e a adição de inibidores de ciclinas neste contexto, na sua sessão no Breast Cancer Experts Reunion. Assista ao vídeo.

Cancro da mama luminal HER2-: “É imperativo fazer uma avaliação oncogeriátrica”
Beatriz Freitas-Branco
01 Ago. 2022

No Breast Cancer Experts Reunion pretendeu-se discutir cenários difíceis com foco em quatro temas diferentes. “Doentes idosas/frágeis elegíveis para tratamento”, com destaque para o cancro da mama luminal HER2-, foi o tema da sessão da Dr.ª Joana Simões, oncologista no Centro Hospitalar Universitário do Porto. As ferramentas de avaliação oncogeriátrica são fundamentais para “se conhecerem quais são as doentes mais frágeis”. Assista ao vídeo.

“Temos de ter treino e comunicar com os doentes de forma assertiva”
Dr.ª Gabriela Sousa
01 Ago. 2022

O profissional de saúde deve, acima de tudo, “manter uma comunicação assertiva” tanto com a equipa como com os doentes e família para os envolver na tomada de decisão. Esta foi a principal mensagem partilhada pela Dr.ª Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia do IPO Coimbra, em entrevista, no Breast Cancer Experts Reunion. No entanto, além deste, existem outros desafios atuais debatidos pela especialista. Assista ao vídeo.

Desafios da atualidade: a importância de debater o impacto do número crescente de doentes na gestão dos serviços
Dr.ª Susana Sousa
01 Ago. 2022

“Temos cada vez mais doentes que vivem mais, vivem melhor, os tratamentos são menos tóxicos e com isso temos mais consultas (...) quando o número de médicos não está a aumentar nos serviços”. Quem o afirma é a Dr.ª Susana Sousa, oncologista no Hospital CUF Porto, no âmbito do Breast Cancer Experts Reunion, no Centro Cultural de Belém, sobre os desafios que se enfrentam atualmente na gestão de doentes com cancro da mama. Veja o vídeo.

SNS: “As soluções têm de ser urgentes”
Prof.ª Doutora Deolinda Pereira
28 Jul. 2022

“Este debate ajudou-nos a perceber que ainda é possível enveredar por um bom caminho e com boas políticas e organização, com as pessoas certas a pensar na mudança e na estrutura do Serviço Nacional de Saúde (SNS).” Quem o afirma é a Prof.ª Doutora Deolinda Pereira, diretora do Serviço de Oncologia do IPO Porto, no âmbito da última sessão “Gestão e inovação em saúde – o papel individual”, no Breast Cancer Experts Reunion. Considera esta mudança “urgente” e reflete sobre as medidas avulso dos últimos tempos “que não vão resolver o problema”. Veja a entrevista.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER