Opinião

Atezolizumab, a primeira imunoterapia financiada em Portugal para o tratamento de 1.ª linha do CPPC-DE
Prof.ª Doutora Bárbara Parente
28 Jun. 2022

Foi recentemente anunciado o financiamento de atezolizumab, em combinação com carboplatina e etoposido,  para o tratamento de primeira linha de doentes adultos com cancro do pulmão de pequenas células, doença extensa (CPPC-DE). A Prof.ª Doutora Bárbara Parente faz uma avaliação a esta revisão e partilha a sua experiência de utilização do regime do IMpower133. Leia o artigo de opinião.

Cancro colorretal: sintomas, diagnóstico e tratamento
Dr. Leopoldo Matos
17 maio 2022

Dr. Leopoldo Matos, especialista em Gastrenterologia e presidente do Conselho Consultivo da Lusíadas Saúde, escreveu um artigo de opinião sobre o cancro colorretal baseando-se em três aspetos importantes: a sintomatologia, como detetar a patologia e o tratamento associado. Leia-o.

“A opção terapêutica inicial pode condicionar toda a evolução e qualidade de vida do doente”
Dr.ª Joaquina Maurício
08 Abr. 2022

Leia o artigo da Dr.ª Joaquina Maurício, oncologista no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, sobre a aprovação do financiamento de apalutamida e as opções terapêuticas para o cancro da próstata. Veja o artigo na íntegra.

A integração do exercício na estratégia de suporte de um doente sob quimioterapia
Dr.ª Telma Costa
22 Fev. 2022

Leia a análise da Dr.ª Telma Costa, do Serviço de Oncologia Médica, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, e da Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, sobre a integração do exercício na estratégia terapêutica com quimioterapia. 

Lista B: Mensagem aos sócios da SPO pelo Prof. Doutor Miguel Abreu
Prof. Doutor Miguel Abreu
28 Jan. 2022

É com grande entusiamo que presido a esta candidatura para a Direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) por considerar ser de extrema importância a manutenção de uma Sociedade coesa, dinâmica e capacitada para responder aos desafios clínicos, sociais, de investigação e inovação que envolvem a doença oncológica e que, tendencialmente, se tornarão mais exigentes.

Lista A: Mensagem aos sócios da SPO pelo Dr. Nuno Bonito
Dr. Nuno Bonito
28 Jan. 2022

Desde a sua fundação a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) tem contado com o conhecimento e dedicação de profissionais que a credibilizaram junto da comunidade científica. É com este espírito e com esta responsabilidade que, a Lista A, apresenta uma equipa multisciplinar, motivada e coesa, que trará uma renovada energia ao seio desta sociedade.

Cancro da próstata resistente à castração: risco de morte reduz cerca de 31% com olaparib
Dr. André Mansinho
01 Jun. 2021

Leia a análise do Dr. André Mansinho, oncologista, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, sobre o cancro da próstata e os resultados apresentados no ensaio PROfound.

Carcinoma de células renais: “Velhos conceitos, novas estratégias”
Dr.ª Gabriela Sousa
01 Jun. 2021

Leia a opinião da Dr.ª Gabriela Sousa, médica oncologista e diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra, sobre os fatores de risco, diagnóstico e tratamento do carcinoma de células renais.

4.ªs Atualizações em Cancro do Pulmão CUF
Dr.ª Bárbara Parente
01 Jun. 2021

Saiba como correu as 4.ªs Atualizações em Cancro do Pulmão CUF através do artigo de opinião da Dr.ª Bárbara Parente, pneumologista do Hospital CUF Porto e Coordenadora Norte do Instituto CUF de Oncologia.

Aprovação do Infarmed para o financiamento de pembrolizumab no tratamento adjuvante de adultos com melanoma
Dr.ª Rita Teixeira de Sousa
20 Abr. 2021

Leia a análise da Dr.ª Rita Teixeira de Sousa, do Serviço de Oncologia Médica, Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar de Lisboa Norte, sobre a aprovação do Infarmed para o financiamento de pembrolizumab no tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III.

Newsletter

PUB

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGSKJanssenLillyMerck

 

MSDNovartisPfizerRocheTecnimede

 

Aliança Merck | PfizerViatrisSERVIER