Atualidade

Estadiamento multidisciplinar: “Aportar mais informação” para “definir critérios de tratamento e prognóstico”

15 Jul. 2022

O terceiro episódio das Melanoma Talks contou com a participação do Dr. Hugo Nunes, médico oncologista, e da Dr.ª Cecília Moura, médica dermatologista, ambos com atividade no IPO de Lisboa. Dedicado ao tema “Diagnóstico clínico: Do estadiamento ao risco de recorrência”, a conversa respondeu a diversas questões tendo em conta os diferentes tipos de melanomas. Veja o vídeo.

“Atualmente, as doenças oncológicas são abordadas de uma forma multidisciplinar”, esclarece a Dr.ª Cecília Moura, fundamentando que “a Oncologia Médica é um pilar fundamental na abordagem destes doentes”.

O Dr. Hugo Nunes corrobora as afirmações da dermatologista e refere que “é muito importante” que haja o envolvimento das diversas especialidades para uma melhor abordagem ao doente até porque, acrescenta, também “o estadiamento é multidisciplinar e essencial para definir critérios de tratamento e prognóstico”.

Ainda relativamente ao estadiamento, o oncologista enumera as restantes especialidades que também estão envolvidas no processo e que “aportam mais informação”: Anatomia patológica, Cirurgia Geral, Radiologia e Medicina Nuclear”.

Assista ao episódio aqui.

Apoio

AstrazenecaBayerBMSGileadGSKJohnson & Johnson Innovative MedicineLilly

 

MerckMSDNovartisRocheTakeda

 

Daiichi-Sankyo | AstraZenecaMSD | AstraZenecaViatris